Meu nome é Cleuza, mas por conta do nome do site me chamam de Tia Xica.
   Moro em Curitiba, Paraná, Brasil. Presto consultoria em Fitoterapia (ervas medicinais). Estudo as ervas medicinais, há 50 anos e sou editora do site Tia Xica, onde divido com vocês um pouco do que aprendi e ainda estou aprendendo no universo das ervas medicinais.  Meu conhecimento e experiência única, permitem-me trazer-lhes informações confiáveis sobre ervas medicinais. Faço tudo com muita responsabilidade.

 

      O primeiro objetivo quando me empenhei no estudo das plantas medicinais foi encontrar uma alternativa para atender a carência que tínhamos no atendimento médico daquela época. No entanto, hoje, a intenção é buscar uma alternativa aos medicamentos sintéticos, em geral carregados de muitos efeitos colaterais. Por conta disso, continuo estudando a importância das plantas medicinais na prevenção e tratamento das doenças. 
     Tenho procurado oferecer, por meio desse site, uma visão de que as ervas e o alimento têm efeitos terapêuticos e podem contribuir para o alivio e até a cura. Abordo o assunto com a seriedade que ele requer e exponho minhas experiências com o uso das ervas.

 

      Sempre me perguntam como obtive tais conhecimentos sobre plantas medi­cinais. Quando criança passei por doença que na época não tinha tratamento que resolvesse. Ali aprendi, precocemente, a conhecer e apreciar a os recursos oferecidos pela Natureza. Já nesse tempo comecei a distinguir algumas plantas e conhecer seus nomes; entretanto ignorava sua importância como curativas. Minhas avós, entusiastas das ervas, procurou nos criar com ervas medicinais.
Comecei minha pesquisa de forma simples, aos 13 anos, quando eu mesma sofria de um mal que me levaria a amputar uma perna. Com o uso de plantas, fui curada. A partir daí dirigi meus estudos para essa finalidade e conheci o grande tesouro que as plantas têm a oferecer, procurei me aprofundar, hoje conto com uma vivência de 50 anos em ervas medicinais, tenho um conceituado trabalho e sou uma das maiores conhecedora no assunto no Brasil.
       Como adolescente tive duas experiências, que foram decisivas em minha vida. Um caso de um senhor, com 40 anos  que estava para amputar o pé. Os médicos prognosticaram-lhe que apenas a amputação seria a solução. Era um pé diabético com uma ferida (um buraco). Pude ajudar a cicatrizar a ferida. Tudo isso contribuiu para despertar ainda mais o meu interesse pelas ervas, a qual ja me deu a oportunidade de ajudar muitos doentes sem esperança.
       Desde então, tenho tentado entender as ervas curativas não de acordo com as simples indicações tradicionais, mas investigando seus mecanismos de ação no nível da biologia molecular. Isso me permitiu conhecer as plantas em sua complexidade e me abriu para seu uso como se fossem as drogas farmacológicas de pleno direito.
       Me interessei por remédios à base de ervas desde o início de minha vida. Em época anterior era para nos ajudar por que não tínhamos assistência médica. Atualmente é por ficar frustrada com a ineficácia de muitos procedimentos médicos e, às vezes, com a ineficácia e os efeitos colaterais graves dos remédios sintéticos, comecei a pesquisar se as curas naturais poderiam ou não ser feitas para o mesmo efeito, sem o uso de meios sintéticos e procedimentos cirurgícos inúteis.

 Relato nesse link  a-cura  alguns dos casos de pessoas que foram curadas ou aliviadas em seus sofrimentos com meu conhecimento.

 

Este site tem um olhar crítico sobre as evidências científicas que sustentam as decisões de alguns tratamentos, sejam eles alopático ou natural.
 
   Os temas recorrentes incluem como reconhecer um tratamento desnecessário, como entender alegações exageradas para induzir o uso de certos procedimentos, bem como de certos produtos naturais com intuito apenas comercial. Alertamos sobre o uso errado das ervas e suas consequências.
 
Ciência evolutiva
 
      Há muita ciência ruim flutuando por aí. Para uma pessoa não treinada, pode ser muito difícil separar as coisas ruins das coisas boas e localizar estudos e documentos de pesquisa de alta qualidade. Essa é uma das razões pelas quais frequentemente compartilho links para artigos científicos aqui no site. Não afirmo que todos os artigos listados em nossas postagens sejam perfeitos em todas as formas; no entanto, eu argumentaria que eles representam algumas das melhores ciências modernas que tem para oferecer. Novos artigos são adicionados a cada semana, por isso não percam.
Tenho um olhar crítico sobre as evidências científicas que sustentam as decisões de alguns tratamentos, sejam eles, alopático ou natural.
   Os temas recorrentes incluem como reconhecer um tratamento desnecessário, como entender alegações exageradas para induzir o uso de certos procedimentos, bem como de certos produtos naturais com intuito apenas comercial. Alerto sobre o uso errado das ervas e suas consequências.
Ciência evolutiva
      Há muita ciência ruim flutuando por aí. Para uma pessoa não treinada, pode ser muito difícil separar as coisas ruins das coisas boas e localizar estudos e documentos de pesquisa de alta qualidade. Essa é uma das razões pelas quais frequentemente compartilho links para artigos científicos aqui no site. Não afirmo que todos os artigos listados em nossas postagens sejam perfeitos em todas as formas; no entanto, eu argumentaria que eles representam alguns dos melhores que a ciência  moderna tem para oferecer. Novos artigos são adicionados toda semana. Não percam.

 

     Somos uma das mídias dessa área mais acessada e que cresceu sua presença globalmente, facilitando o acesso à informação de qualidade e, sobretudo, alicerçada na verdade.   
     É um dos sites  mais bem-estabelecidos nessa área e abrange temas que se concentram em informações complementares que não são encontradas em outros sites. Fornece conhecimento científico e introduz conhecimentos. Apresenta tópicos com problemas de saúde que não serão encontrados em outros sites. É um líder em sua área. Sua combinação única de qualidade informativa, provocativa, rigorosa e relevante - tornam a sua leitura indispensável para clínicos, pesquisadores e terapeutas. Valoriza a diversidade de estudos desde as evidências nos ensaios clínicos até as experiências observacionais de casos. O foco é pesquisar, escrever e autenticar terapias de ervas com evidências clínicas.
    Aqui lanço as sementes, faço uma tempestade de ideias e, no fim, só brota saúde e se seguirem as informações plantadas colheram muita saúde e qualidade de vida.  Minha missão é ajudar as pessoas a entender o profundo valor que as ervas tem na prevenção e tratamento das doenças. As pessoas que participam do grupo vida saudável e dos cursos que ministro aprendem a se curar e a ter mais vida na sua vida....

 

      Este site agrupa pesquisas e informações confiáveis e relevantes para a saúde em geral. Ele foi projetado para fornecer aos interessados sobre intervenções das ervas medicinais e possíveis alternativas naturais, sem as quais uma escolha informada não seria possível.
bordo o assunto com a seriedade que ele requer e exponho minhas experiências com o uso das ervas. E é essa experiência que me dá a convicção de que os tratamentos  com as ervas medicinais são eficazes e têm a capacidade de curar. Meu compromisso é apenas com a verdade e com o que acredito e defendo – as ervas  como recurso de cura.
  Há 50 anos vivencio a eficácia das ervas medicinais e me dedico a separar o que existe de enganação daquilo que realmente funciona no caldeirão das chamadas curas naturais.
   Por viver em uma região desprovida do atendimento médico e hospitalar procurei conhecer as plantas e aprofundar nesse grande tesouro.  Estou comprometida com a Fitoterapia (Ervas Medicinais), porque esse conhecimento tem seu valor reconhecido. Procuro sempre reunir mais conhecimento para descrever, publicar e mostrar o potencial desse grande recurso terapêutico.
É um esforço para lançar luzes numa área cheia de crenças infundadas e com muitas informações erradas.
 
Meus lemas são: ignorar que as ervas medicinais podem auxiliar na melhora, na cura e na prevenção de males e doenças, faz mal a saúde.
O caminho até a saúde não atravessa a farmácia e sim a cozinha. Dr Riedlem.
   Meu objetivo no tiaxica.com é indexar os milhares de resumos científicos que demonstram o valor de muitas centenas de fitossubstâncias naturais na prevenção e no tratamento das doenças.
  O Tiaxica é um site livre de anúncios e mantido pelos usuários. 
   Peço que apóie nosso projeto que é de transformar –se em um local incrivelmente rico de evidências científicas de vanguarda, de fácil utilização para o bem da sua saúde e com sua coleção maciça  de análise de achados científicos relevantes. Personalizei para os colaboradores milhares de resultados de pesquisas que encontraram centenas de fitosssubstâncias terapêuticas para muitas centenas de doenças. Um espaço para encontrar informações confiáveis baseadas em evidências científicas, em experiências e resultados, com muitas centenas de páginas com tópicos de saúde.

 

Seu novo espaço para pesquisa de tratamento natural baseado em evidências com centenas de tópicos de saúde.
Aqui é onde você encontrará informações verdadeiras e sérias sobre plantas medicinais e saúde natural. Tiaxica.com existe para cumprir a necessidade de viver com a verdade. O cerne do site são os usos medicinais das ervas. Todos são cuidadosamente pesquisados.
  Espero que você olhe através das páginas e leia artigos com uma mente aberta. Você provavelmente ficará surpreso e espantado com algumas informações. Algumas provavelmente, serão contrárias ao que você acreditou ou aprendeu, mas a ideia é desmistificar com fatos e motivos.
Gostaria de incluí-lo no círculo das pessoas que estão aproveitando os benefícios dos tratamentos naturais.  Para levá-lo para um caminho que lhe mostre novos recursos para tratar das doenças e que seja longe do modelo de cuidados com químicos, e fornecer- lhes uma ampla gama de informações credíveis e que aborda diretamente as suas preocupações específicas. Oferecer -lhe informações para criar impulso para fazer escolhas seguras e precisas.  O site Tia Xica permite que o leitor expanda e aperfeiçoe seus conhecimentos, fique ciente e seja direcionado para resumos de pesquisas da PubMed.
Aqueles que gostam de manter a par de notícias de saúde natural e como a pesquisa postada irá beneficiar-lhe.
    É um dos melhores lugares para encontrar as evidências que podem melhorar a nossa compreensão dos benefícios das fitossubstâncias naturais. É de acesso mais fácil, onde os usuários do site são capazes de encontrar resumos de pesquisa sobre centenas de fitossubstâncias e plantas medicinais.
    É bom para aqueles usuários que trabalham no campo de saúde, ou os usuários que têm interesse em saúde natural. Treinadores de saúde, nutricionistas e especificamente para médicos, pesquisadores e acadêmicos encontrarão as ferramentas de que precisam para ajudar seus clientes, aprofundar seus conhecimentos e elevar sua prática com informações baseadas em evidências.
     Quando se trata de saúde natural e das últimas pesquisas, o site Tia Xica se destaca com resumos meticulosamente postados e com uma surpreendente riqueza de informações importantes. O site Tia Xica fornece o acesso mais abrangente aos recursos para os seus colaboradores financeiros.  Assim, ele economiza centenas de horas de pesquisa nos resumo da Pubmed.
     Com base na pesquisa prática, muitas estratégias de tratamentos eficazes vão ficar disponíveis para você. Como aliviar a dor e levar uma vida ativa. Se você compreender a sua condição e suas opções do tratamento, você pode viver uma vida mais produtiva e mais saudável. 

 

           Utilizando uma linguagem clara e acessível, desmistifico a linguagem correntemente utilizada no âmbito da saúde, apresento ervas, procedimentos e atitudes que lhe vão ser úteis, ajudando o a ultrapassar diversos problemas de saúde. 
Orientações para a Vida Saudável, sempre procurei maneiras de ajudar as pessoas a assumir a responsabilidade pela sua próprio saúde.

 

     É somente através da disseminação sem censura e democrática das informações em saúde que podemos garantir nossa liberdade de saúde e falando a verdade, expondo o risco de produtos farmacêuticos, ‘’estritamente’’ orientado para o lucro.
    Acredito firmemente que se nós, como uma sociedade se tornar mais consciente, vamos reduzir os danos que causamos  em nossa saúde e vamos  reduzir a necessidade de tantos medicamentos.
         Comecei o site Tia Xica.com em janeiro de 2005, a fim de fornecer acesso às enormes quantidades de pesquisas acumuladas sobre os benefícios para a saúde de substâncias naturais. O banco de dados conhecido como Medline (que pode ser pesquisado livremente) contém mais de 27 milhões de citações de mais de 5.000 revistas científicas, muitas das quais focam especificamente na ação terapêutica de ervas, alimentos, vitaminas e especiarias em doenças graves e até fatais. Foi no Medline  que busquei parte das evidências científicas que exponho aqui.

 

         Eu morei em uma região longínqua (nessa região em época de chuva ficávamos ilhados por um rio no qual a balsa não navegava). O hospital ficava distante 166 quilômetros.  Diante da necessidade, buscávamos na natureza o remédio para auxiliar nos problemas de saúde. Na época usávamos as plantas medicinais como uma alternativa para atender a carência que tínhamos por conta da falta de atendimento médico.
      Minha mãe, por meio das mãos de parteiras, teve treze filhos que graças às plantas sobreviveram ao sarampo que matava muitas crianças. Meu pai teve um diagnóstico de tuberculose, mas ficou sem assistênia médica. Sarou. A tuberculose que matou centenas de outras pessoas naquela época não contava com tratamento que fosse eficaz.
          Sobrevivemos a tantas outras doenças que ceifavam vidas. Esses treze filhos vivem até hoje. O caçula está prestes a completar 47 anos.
 
   Realizei centenas de palestras para conscientização do uso correto das ervas em congressos, igrejas, comunidades e empresas.  Tenho 8 livros escritos aguardando recursos financeiros para editá-los.

 

Meu conhecimento tem ajudado pessoas em vários países.

Missão: Capacitar as pessoas para conhecer e usar os recursos de cura natural.

        Capacitar as pessoas a se tornarem mais informadas sobre suas opções de saúde, mais envolvidas nas decisões tomadas sobre sua saúde e mais capazes de manter sua própria boa saúde pode levar a melhores resultados de saúde e custos mais baixos.
A Fitoterapia tem ajudado pacientes de todas as idades a controlar as condições agudas e crônicas.
    Um polivalente recurso terapeutico a mais de 5000 anos. Este recurso usa substâncias naturais altamente eficazes para tratar doenças. Algumas das doenças que não respondem bem à medicina convencional podem responder à fitoterapia.
           Projetar intervenções personalizadas é essencial para sustentar o envolvimento dos pacientes em seu tratamento e incentivá-los a assumir um papel ativo em sua própria saúde e cuidados de saúde. Consideramos a ativação e capacitação do paciente como um processo cíclico definido por meio do acúmulo de conhecimento, confiança e autodeterminação do paciente para sua própria saúde e cuidados de saúde.

Estratégias personalizadas para ativar e capacitar os pacientes nos cuidados de saúde e reduzir as disparidades de saúde.

     A maioria dos incidentes adversos que ocorrem são precedidos por gatilhos. Essas são pequenas irritações diárias, ou gatilhos, que com o tempo causam tensão e exaustão. A Consciência da Saúde nos permite ter poderes proativos para reconhecer os gatilhos antes que eles se acumulem. A consciência da saúde ajuda-nos a estar atentos à nossa tolerância aos problemas que surgem na vida, bem como quando “recaímos” em comportamentos prejudiciais à saúde que podem causar adversidades ou em resposta a circunstâncias adversas. Ter habilidades de consciência de saúde nos permite criar um ambiente que estimula a resiliência, tornando muito mais provável que sejamos resilientes quando surgirem dificuldades.

 

Contato