
Benefícios da Equinácea
Aumentar seu sistema imunológico
Os pesquisadores descobriram que os polissacarídeos altamente ativos em Equinácea
estimular a síntese de células-T. As células T são responsáveis por combater as infecções e proteger o corpo contra ataques de vírus e bactérias. Equinacea também aumenta a viabilidade dos glóbulos brancos, mantendo seu sistema imunológico em condições de primeira linha.
Os arqueólogos encontraram evidências de que os nativos americanos podem ter usado Equinácea há mais de 400 anos para tratar infecções e feridas, e como uma "cura geral". Ao longo da história as pessoas usaram Equinácea para tratar a febre escarlatina, sífilis, malária, envenenamento do sangue e difteria. Embora esta erva era popular durante os séculos 18 e 19, seu uso começou a declinar nos Estados Unidos após a introdução dos antibióticos. As preparações de Echinacea tornaram-se cada vez mais populares na Alemanha ao longo do século XX. Na verdade, a maior parte da pesquisa científica sobre Equinácea tem sido realizada na Alemanha.
Hoje, as pessoas usam Equinácea para encurtar a duração do resfriado comum e gripe, e reduzir os sintomas, como dor de garganta (faringite), tosse e febre. Muitos herbalistas também recomendam Echinacea para ajudar a impulsionar o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater infecções.
Impulsionar o seu sistema imunológico
Os investigadores encontraram que os polissacarídeos altamente ativos para aumentar a síntese em células T na Echinacea. As células T são responsáveis pela infecção e luta para proteger o organismo contra o ataque de vírus e bactérias. Echinacea também aumenta a viabilidade das células brancas do sangue para manter o sistema imunológico na condição de defesa. Ela não só atua sobre as células brancas do sangue, mas também garante a distribuição adequada dessas células para os órgãos, e uma boa limpeza através da estimulação linfática.
Aumenta a Imunidade
Em um estudo piloto australiano, 11 indivíduos saudáveis tomaram Equinácea diariamente durante 14 dias. No final do período de teste, os pesquisadores observaram sinais de aumento da atividade imune, incluindo o aumento da contagem de células brancas. Eles também encontraram um efeito antioxidante da Equinácea.
Promove glóbulos vermelhos
Em um estudo de 24 homens jovens saudáveis, os indivíduos receberam um placebo ou 8.000 mg de Equinácea em quatro doses de 2.000 mg quatro vezes por dia. As amostras de sangue colhidas durante o tratamento de 28 dias mostraram que o grupo Equinácea tinha um nível de Eritropoetina ou EPO até 63 por cento maior. EPO é um hormônio que promove a formação de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
Pesquisadores do Centro Médico Irvine da Universidade da Califórnia descobriram que os extratos de Equinácea ajudaram a estimular a função imune em células retiradas de indivíduos normais e de pacientes com síndrome de fadiga crônica ou síndrome de imunodeficiência adquirida.
Reduz os efeitos colaterais da quimioterapia
Em um estudo alemão, os pesquisadores isolaram uma fração de polissacarídeos da erva Equinácea. Eles injetaram o composto Equinácea em 15 pacientes com câncer que receberam quimioterapia três dias antes do primeiro tratamento. Duas semanas após os tratamentos de quimioterapia, os leucócitos (glóbulos brancos) eram cerca de 50 por cento mais elevados nos pacientes que receberam o tratamento com Equinácea em comparação com um grupo controle. Os pesquisadores sugeriram que o tratamento com Equinácea pode ser eficaz na redução da leucopenia induzida por quimioterapia (baixa contagem de glóbulos brancos).
As Propriedades da Equinácea
Echinacea funciona em uma miríade de maneiras, alguns dos quais só recentemente veio sob a luz da ciência moderna. Talvez um dos trabalhos mais interessantes de Echinacea é a sua capacidade de "devorar" micro-organismos invasivos, patógenos, bactérias, células danificadas e velhas e outros detritos celulares do corpo literalmente engolindo-os e comendo-os. Esta resposta imune é conhecida como "fagocitose" e é um dos principais métodos de Echinacea para livrar o corpo da doença.
Efeitos Fisiológicos: Alterativo, anódino, antibacteriano, anticatarral, antifúngico, anti-inflamatório, antioxidante, antisséptico, antitumoral, antiviral, adstringente, carminativo, depurativo, diaforético, digestivo, febrífugo, imunoestimulante, sialogogo, estimulante e vulnerário.
Usos terapêuticos: Usos Internos
- Limpa as infecções crônicas
- Trabalha bem na cura de doenças da pele, infecções fúngicas e feridas.
- Síndrome de fadiga crônica
- Muito útil nos estágios iniciais de resfriados e gripe
- Muito eficaz contra a infecção respiratória
- Eficaz contra todos os tipos de inflamação
- Estimula o sistema imunológico
Combate a bactérias e vírus
Echinacea contém um composto chamado equinaceína, que pode ajudar contra infecções bacterianas e virais. De acordo com um estudo em Biologia Farmacêutica, Echinacea exibiu propriedades antimicrobianas e é eficaz contra 15 diferentes bactérias patogênicas e dois fungos patogênicos.
Vários estudos em laboratório e em animais sugerem que a Equinácea contém substâncias ativas que estimulam a função imunológica, aliviam a dor, reduzem a inflamação e têm efeitos hormonais, antivirais e antioxidantes. Por esta razão, Fitoterapeutas profissionais pode recomendar Equinácea para tratar infecções do trato urinário, infecções vaginais (cândida), infecções de ouvido (também conhecido como otite média), pé de atleta, sinusite, febre do feno (também chamada rinite alérgica), bem como cicatrização de feridas. Estudos preliminares no laboratório sugerem que a Equinácea pode ajudar a inibir tumores do cólon quando combinado com ácido cítrico. Um estudo mostrou que o extrato de Equinácea exerceu uma ação antiviral no desenvolvimento de lesões recorrentes desencadeadas pelo vírus herpes simplex (HSVI) quando tomado antes da infecção.
Influenza
A Equinácea pode até ser mais eficaz do que os medicamentos contra a gripe. Em um estudo randomizado, duplo-cego, multicêntrico, clínico controlado, os pesquisadores compararam um CHÁ de Equinácea quente com oseltamivir (Tamiflu), o tratamento padrão para a gripe. No estudo, 473 pacientes com sintomas de gripe precoce receberam o oseltamivir ou a formulação de Equinácea. Os resultados mostraram que a Equinácea foi tão eficaz quanto a droga contra a gripe e teve muito menos complicações ou eventos adversos.
Resfriado comum
Alguns estudos têm mostrado que a erva pode fazer você se sentir melhor mais rápido. Vários ensaios clínicos mostraram que as pessoas que tomam Equinácea logo que se sentem doentes reduzem a gravidade do resfriado e têm menos sintomas do que aqueles que não tomam a erva. Um estudo de 95 pessoas com sintomas iniciais de resfriado e gripe (como corrimento nasal, garganta arranhada e febre) descobriu que aqueles que bebiam várias xícaras de chá de Equinácea todos os dias durante 5 dias se sentiam melhor do que aqueles que bebiam chá sem Equinácea.
Uma revisão de 14 ensaios clínicos descobriu que a Equinácea reduziu as probabilidades de desenvolver um resfriado em 58% e a duração de um resfriado por 1 a 4 dias. As preparações de Equinácea testadas em ensaios clínicos diferem grandemente. É importante escolher um chá de Equinácea de alta qualidade e usar a Equinácea o mais cedo possível no decurso de um resfriado, com doses múltiplas por dia durante os primeiros dias.
Pediátrico
Você deve procurar um Fitoterapeuta bem experiente em ervas para determinar a dosagem pediátrica.
Use preparações sem álcool para crianças.
Adulto
Para estimulação geral do sistema imunológico, durante resfriados, gripe, infecções do trato respiratório superior ou infecções da bexiga, tomar Equinácea 3 vezes ao dia até que você se sinta melhor ou até por 21 dias.
Aplicar cremes ou pomadas que contenha na composição a Equinácea para cicatrizar feridas, conforme necessário.
Uma meta-análise baseada em dezesseis ensaios revela que a maioria dos estudos relatam resultados positivos para Echinacea na prevenção e tratamento do resfriado comum.
Pubmed 10796553 Tipo de Estudo: Meta Análise
Echinacea realça funções inatas e adaptativas imunes
Pubmed 17887935 Tipo de Estudo: Estudo Animal
Echinacea é eficaz no tratamento de infecções do trato respiratório superiores crônicas e sazonais. Pubmed 12784483 Tipo de Estudo: Estudo Humano
A equinácea exibe propriedades antioxidantes e imunológicas.
Pubmed 15256730 P Tipo de Estudo: Estudo Animal
Obs: há mais estudos como estes acima relacionados, mostrando a eficácia da Equinácea na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.