Às vezes, os antibióticos são inevitáveis. Mas se pudermos diminuir o uso de antibióticos, existe uma alternativa?
      A crise da resistência por conta do uso excessivo de antibióticos devido a infecções virais e bacterianas resistente tornou uma coisa muito clara: precisamos de uma nova estratégia para combater as infecções virais e bacterianas.
       O fato de que essas crises de infecções virais resistente nesses tempos modernos é a evidência do fracasso dos sistemas atuais e da necessidade - não de novos tratamentos dentro do mesmo modelo, mas para um novo modelo mais adequado para prevenção de doenças infecciosas, e uma eficácia de amplo espectro. A disseminação pandêmica de algumas infecções nos últimos tempos é a prova de que as medidas usuais de sanidade, vacinação e medicação, aplicadas na área médica e pública, são insuficientes.
Podemos concentrar nossos esforços em bloquear a replicação viral ou bacteriana, apoiar a função imunológica e apoiar a saúde celular e do corpo todo. Por meio da Fitoterapia podemos fazer essas intervenções que têm eficácia comprovada sem efeitos adversos dos tratamentos médicos atuais.
       O que os médicos aprendem na escola de medicina sobre infecções virais está resumido nos seguintes títulos do curso: Microbiologia e Farmacologia. Seguindo esta instrução, os tratamentos que usam são saneamento, vacinação e medicamentos antivirais, respectivamente. Com base na minha experiência com a Fitoterapia, sugiro aqui que a maioria dos profissionais com treinamento médico, pelo menos de acordo com seu treinamento formal - incapaz de enxergar além dessas perspectivas e opções limitadas conheçam a Fitoterapia, um polivalente recurso que tem capacidade para ser um excelente coadjuvante no combate aos vírus e bactérias.
O que tenho notado através dos vários programas de manejo de infecções virais e bacterianas continua sendo fenomenalista e enigmático, em vez de decifrado e combatido.
O fato é que a maioria dos médicos não aprenderam nada sobre a Fitoterapia e a ciência da Nutrição. Normalmente, a maioria dos estudantes de medicina lê um capítulo sobre patologias causadas por deficiências nutricionais extremas, mas eles não aprendem essencialmente nada sobre nutrição terapêutica e como ela pode ser aplicada na prevenção e tratamento de doenças.
  • Por ignorar a força da Fitoterapia e da Nutrição, os médicos por padrão, depende excessivamente de drogas e cirurgia para “solucionar” algumas doenças. A saúde pública não estaria mais bem servida se oferecesse informações que contribuem para a prevenção de infecções virais e bacterianas, bem como ajudar de modo que pacientes e médicos tivessem mais opções terapêuticas que sejam eficazes?
As intervenções baseadas em evidências comprovaram a segurança, a eficácia e o custo-efetividade com efeitos adversos geralmente insignificantes e com poucas interações medicamentosas.
Na era do domínio da farmacologia sintética, estimular os interesses de pesquisa sobre os compostos das plantas, bem como os seus usos sao super importante. Propositadamente, para mitigar o efeito da resistência de vírus e bactéria podemos, simultaneamente, usar esse extraordinário recurso. Os fitonutrientes antivirais e bacterianos podem ser usados sozinhos, em combinação, e juntamente com medicamentos para benefícios aditivos e sinérgicos.
O objetivo deste trabalho é estruturar a estratégia e mudar o paradigma.
        Meu objetivo ao elaborar este Módulo não é discutir ou debater o saneamento nem a vacinação e nem a medicação, mas sim apontar várias outras estratégias de intervenção que podem ser usadas adicionalmente para um grande benefício à saúde do paciente.
O que eu gostaria de fazer nesse Guia de Fitoterapia antibacteriana e antiviral é ampliar esses horizontes conceituais e terapêuticos por meio de uma estratégia antiviral estruturada que não só inclua saneamento, vacinação e as drogas antivirais, mas que se estenda além dessas opções limitadas. Além da minha experiência com as plantas medicinais e alimentares ofereço uma compilação dos resumos de evidências científicas mostrando alternativas naturais que foram tão eficazes, quanto o medicamento alopático e em muitos casos, até foram superiores aos antibióticos.          
Meu objetivo principal ao elaborar este Módulo é demonstrar uma estratégia antiviral e antibactéria complementar e fornecer exemplos representativos de sua aplicação prática. Em vez de enxergar infecções bacterianas e virais de maneira enigmática, e, portanto de difícil manejo, levando a estratégias de prevenção e tratamento complicados, devemos desconstruir a complexidade do processo infeccioso e oferecer coadjuvantes. Vários nutrientes e compostos botânicos também são muito eficazes para tratar diretamente as infecções virais e bacterianas, e vou fornecer alguns exemplos, aqui.
Às vezes, os antibióticos são inevitáveis. Mas se pudermos diminuir o uso de antibióticos, existe uma alternativa?
Analisar evidências sobre o uso da Fitoterapia. Especificamente, na realização de seu trabalho, a medicina deveria considerar as plantas baseadas em evidências, assim como outras com histórico de uso bem sucedido, pois apesar da grande evolução farmacológica ela, ainda perde a guerra para alguns vírus e bactérias. 
Sistema imunológico.
Todos os dias temos que desafiar inúmeros patógenos. 
Sua resistência, ou sistema imunológico, é responsável pela proteção do seu corpo contra invasores estrangeiros. Sem uma boa defesa, podemos ficar constantemente doente. Cada vírus e bactéria seria um perigo para a nossa saúde. Mas graças à nossa resistência, todo um exército de defensores está pronto quando um intruso ainda consegue penetrar. Alguns desses defensores trabalham e atacam tudo o que é suspeito. Essas células podem "comer" centenas de invasores antes de se matarem.
Como fortalecer o sistema imunológico? Essas dicas vão ajudá-lo no seu caminho!
Fortalecer o sistema imunológico com alimentos e ervas
Além disso, existem algumas ervas e alimentos específicos que melhoram o sistema imunológico. Eles contêm substâncias vitais que fortalecem o sistema imunológico.

 

Em breve postaremos os anti-infecciosos, antibacterianos e antiviroticos

 

Anti-HIV
    Independentemente de suas causas, a infecção pelo HIV e sua extrema expressão na síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) geralmente é tratada com medicamentos antirretrovirais, que podem ter efeitos colaterais com ou falsamente atribuída ao próprio processo da doença. A triste realidade é que o padrão convencional de cuidado, na maioria das vezes, é pouco disposto ou incapaz de investigar intervenções naturais, e negligencia. O fato fundamental de que prevenir a progressão do HIV à AIDS total requer um foco na proteção e apoiar o sistema imunológico do paciente através da otimização de sua nutrição, apoiando seus mecanismos de desintoxicação endógenos e minimizando as exposições químicas.
Felizmente, substâncias naturais estão sendo pesquisadas por seu valor terapêutico para nossa saúde imunológica. "Resistencia" desenvolve-se devido as prescrições de antibióticos são frequentes. Os produtos vegetais têm sido historicamente consumidos e utilizados por seus benefícios antimicrobianos e antivirais. Há algumas substâncias naturais que indicaram potencial benefício para pessoas com HIV.
  Há uma série de agentes adjuvantes naturais estudados que demonstraram reduzir a toxicidade do medicamento para HIV. Mostro as substâncias naturais que demonstraram potencial anti-HIV, incluindo um resumo sobre um estudo de um caso em que a semente preta de nigela sativa foi capaz de colocar um paciente com HIV em remissão. Darei uma lista de alternativas naturais para HIV.
  Há palavras que não se usa na medicina hoje, como "cura" HIV. Mas um estudo de caso notável em um paciente HIV positivo tratado com extrato de semente Nigella Sativa preta resultou em uma remissão sustentada, indicando que uma alternativa segura e acessível aos medicamentos antirretrovirais altamente tóxicos para o HIV pode já existir.
Um estudo de caso notável publicado em agosto deste ano no Jornal Africano de Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa descreveu um paciente HIV que após passar por tratamento com um extrato de Nigela Sativa experimentou uma recuperação completa, sem vírus HIV detectável ou anticorpos contra HIV em soro sanguíneo, durante e após o término da terapia.Essa foi uma observação notável e inesperada, descrita pelos pesquisadores da seguinte forma: Esta é mais uma razão pela qual a possibilidade de que um antigo alimento curativo como a semente negra da nigela sativa que a pesquisa mostra ser geralmente segura e acessível - possa curar o HIV é tão excitante.
  “Recuperação 'Milagrosa”
  A Nigella sativa foi documentada como possuidora de muitas funções terapêuticas em medicina, mas a menos esperada é a sororreversão na infecção pelo HIV, o que é muito raro, apesar da terapia extensiva com terapia antirretroviral altamente ativa.
O paciente recebeu uma mistura de Nigela sativa de 10 ml duas vezes ao dia por 6 meses, resultando em uma rápida melhora dos sintomas e reduções significativas na carga viral:Febre, diarreia e múltiplas lesões pruríticas desapareceram no quinto, sétimo e vigésimo dia respectivamente na terapia de Nigella sativa. A contagem de CD4 diminuiu para 160 células / mm3 apesar da redução significativa na carga viral (≤1000 cópias / ml) no 30º dia. Em 187 dias de uso, os testes indicaram que o sangue estava totalmente limpo de sinais de infecção. Os testes de acompanhamento revelaram que, mesmo após 24 meses sem terapia com ervas, os testes de HIV do paciente permaneciam normais, sem qualquer indicação de infecção ou supressão imunológica associada.Os pesquisadores concluíram que este relato de caso reflete o fato de que existem possíveis agentes terapêuticos na Nigella sativa que podem efetivamente controlar a infecção pelo HIV. A semente de Nigella sativa é apenas uma planta aliada na vasta gama de compostos naturais com propriedades anti-HIV confirmadas experimentalmente.
Nigella Sativa induz a sororreversão sustentada em pacientes com HIV. Abdulfatah Adekunle Onifade, Andrew Paul Jewell e Waheed Adeola Adedeji.  Afr J Tradit Complement Altern Med.  Pubmed 3847425
Suco de limão e erva-cidreira têm valor terapêutico no tratamento de candidíase oral em pacientes com HIV / AIDS.    Pubmed 19109001
Acetil L-Carnitina tem um efeito no tratamento sintomático da neuropatia tóxica antirretroviral em doentes com infecção pelo HIV-1.Pubmed   17461852
Acetil L-Carnitina tem um efeito no tratamento sintomático da neuropatia tóxica anti-retroviral em pacientes com infecção pelo hiv-1. O tratamento ALCAR melhora os sintomas, causa regeneração nervosa periférica e é proposto como um tratamento baseado em patogênese para DSP. 15238773  
Acetil L-Carnitina melhora os sintomas e causa regeneração nervosa periférica em neuropatia tóxica por anterofilina associada ao HIV.   16566084   
Acetil-L-Carnitina foi eficaz e bem tolerada no tratamento sintomático da neuropatia dolorosa associada à toxicidade antirretroviral. A Acetil-L-Carnitina foi eficaz e bem tolerada no tratamento sintomático da neuropatia dolorosa associada à toxicidade antirretroviral e nenhum efeito foi observado em parâmetros neurofisiológicos. 16519785
O Ácido Carnosico, um componente do Alecrim, inibe a protease do HIV-1. 8229021  
Romã exibe atividade antiviral contra o HIV-1 .21777065  
Acetil L-Carnitina tem um efeito terapêutico no tratamento sintomático da neuropatia tóxica antirretroviral em pessoas com infecção pelo HIV-1.  Pubmed   17461852
Melão amargo parece ter atividade terapêutica no tratamento da infecção por HIV. Pubmed   12346831
Neem tem atividade antipalúdica e anti-HIV. Pubmed   15138081
Uma composição de Shiitake e farelo de arroz conhecida como MGN-3 tem potente atividade anti-HIV. Pubmed 9473473
Alpinia Galanga inibe uma proteína reguladora viral do HIV-1, in vitro. Pubmed 19342232
Ailanthus inibe a fusão de HIV-1. Pubmed12722157
Croton tiglium, Cynomorium songaricum, Xanthoceras sorbifolia e derivados de Ácido Oleanólico apresentam atividade anti-HIV. Pubmed 15297721
O extrato aquoso, em oposição ao etanol de Prunella vulgaris, mostrou atividade antiviral contra o HIV-1, pela inibição de eventos iniciais no ciclo de vida do vírus. Pubmed 21513560
 A Lectina de banana é um potente inibidor da replicação do HIV. Pubmed 20080975
 Ácido Betulínico de Peltophorum africanum parece ser o constituinte predominante anti-HIV-1 Pubmed 19212101
Ácido Betulínico tem potencial terapêutico na prevenção e tratamento de câncer e infecção pelo HIV. Pubmed 14595673
Chá preto e chá verde contêm compostos que inibem a entrada de HIV-1.Pubmed 15823507
Cimicífuga racemosa contém um composto Actein que exibe atividade anti-HIV. Pubmed 14980692
Fucoidanos de alga marinha contêm com atividade antirretroviral contra o HIV-1, incluindo estirpes resistentes aos fármacos. Pubmed 19107862
A Lignina da casca de Cacau contém atividade anti-HIV. Pubmed 18610744
Guanandi (Calophyllum brasiliense) e Clusia quadrangula exibem atividade inibitória de HIV-1, in vitro. Pubmed 15187447
As folhas de Guanandi (Calophyllum brasiliense) contêm compostos inibidores do HIV-1 Pubmed 11842340
Óleo de Sementes de Guanandi (Calophyllum brasiliense) contém cumarinas com atividade anti-HIV. Pubmed 9934455
Celastrol inibe a transcrição e replicação do vírus da imunodeficiência humana (HIV) mediada por Tat. Pubmed 21763500
Crisântemo morifolium contém um flavonoide com atividade anti-HIV. Pubmed 14598216
Cinnamon cassia e Cardiospermum halicacabum têm atividade anti-HIV significativa. Pubmed 11094851
Clausena excavata exibe atividade anti-HIV-1. Pubmed 16177980
Coleus parvifolius tem compostos com atividade inibitória de integrase de HIV-1. Pubmed 12672152
Curcumina pode ter atividade inibitória contra a protease e a integrase de HIV-1. Pubmed 15950462
Cynomorium songaricum e derivados relacionados exibem efeitos inibidores na protease de HIV-1. Pubmed 10071849
Chá verde e extratos de Sabugueiro e Canela ricos em certos compostos flavonoides foram mostrados para bloquear a entrada de HIV-1 e infecção. Pubmed 19641233  
Compostos de Euchresta formosana exibem atividade antiplaquetária e anti-HIV. Pubmed 12713120
O extrato do Cogumelo Chaga (Bétula Inonotus)têm efeito antiviral contra o vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1). Pubmed 26182655
Garcinia speciosa tronco, casca e caules contêm compostos com atividade anti-HIV.Pubmed 14750032
Gardênia thailandica contém compostos com atividade anti-HIV. Pubmed  15095155
Geum japonicum contém um composto com atividade anti-HIV. Pubmed 10993241
Extrato de sementes de Uva regula a entrada de HIV-1 em células mononucleares normais de sangue periférico. Pubmed 12462994
Hissopo e Dittrichia viscosa têm atividade anti-HIV-1. Pubmed 12237813
Mel iraniano proveniente de Camellia sinensis, Zataria Multiflora, Citrus aurantium é a laranja amarga. Ziziphus Mauritiana, Nigella sativa e Pisum sativum inibiram a replicação viral de uma forma dependente da dose. Pubmed 25333699
A superóxido dismutase lecitinizada inibe a replicação do vírus HIV-1 e funciona de forma sinérgica com os medicamentos antirretrovirais. Pubmed 9071427
Lentin, uma proteína rica em Betaglucano de cogumelo Shiitake, demonstra efeitos inibitórios sobre a atividade da Transcriptase reversa de HIV-1 e proliferação de células de leucemia. Pubmed 19526990
Lotus (Nelumbo nucifera) contém composto anti-HIV. Pubmed 15598565
A Mangiferina possui potente atividade antitumoral, imunomoduladora e anti-HIV. Pubmed 8957579
O suco de Amora tem atividade anti-HIV. Pubmed 17591360
As espécies de Narciso têm atividade anti-HIV. A Lectina isolada de bulbos de 15 espécies de Narcissus selvagens cultivadas na Espanha.  Pubmed.  
A Nebrodeolisina, uma nova proteína hemolítica do cogumelo Pleurotus nebrodensis apresenta efeitos anticancerígenos e anti-HIV. Pubmed 18722099
Alfavaca (Ocimum gratissimum), Ficus polita, Clausena anisata, Alchornea cordifolia e Elaeophorbia drupifera são superiores ao fármaco AZT para inibição de infecções por HIV-1 e HIV-2. O Ficus polita, o figo com folhas do coração, é uma espécie de figo que é nativa das florestas da África tropical. Pubmed 12719004
Ácido Oleanólico tem atividade anti-HIV em células mononucleares humanas infectadas in vitro. Pubmed 11859458
Oxihumate reduz a infecciosidade do HIV-1. Pubmed 12138330
Pelargonium sidoides pode interferir diretamente com a infecciosidade viral e bloqueia a ligação de partículas de HIV-1 às células alvo. Pubmed 24489923
Phyllanthus niruri inibe a replicação do HIV in vitro e in vivo. Pubmed 15498604
Phyllanthus niruri inibem as variantes resistentes ao inibidor da Transcriptase reversa e do vírus do HIV de tipo selvagem. Pubmed 15340243
Phyllanthus niruri inibe a replicação do HIV. Pubmed 14515028
Picnogenol, um extrato rico em Procianidina de Pinheiro marítimo francês, inibe a replicação intracelular de HIV-1, bem como a sua ligação às células hospedeiras. Pubmed 18653969
Resveratrol representa um potencial candidato para novas terapias anti-HIV. Pubmed 19664641
Rosa damascena contém compostos com atividade anti-HIV. Pubmed 8954085
Schisandra lancifolia contém compostos com atividade anti-HIV-1. Pubmed 16499331
O mosto de St. Jonh inibe a cativação induzida pela luz ultravioleta da expressão do gene do HIV em células HeLa. Pubmed 12665247
Rhus chinensis contém compostos com atividade anti-HIV.
Tamanu contém compostos com atividade anti-HIV. Pubmed 18706320
Rhus chinensis contém compostos com atividade anti-HIV - Artigo 3 Pubmed 16368204
Rhus chinensis contém compostos com atividade anti-HIV - Artigo 2. Pubmed 18343612
Os Limonoides, Limonina e Nomilina inibem a replicação de HIV-1 em células mononucleares humanas infectadas. Pubmed 17117343
A resina e o fruto de Garcinia hanburyi contêm compostos com atividade anti-HIV. Pubmed 14648393
O tratamento com extrato de folha de oliveira reverte muitas dessas alterações associadas à infecção pelo HIV-1. Pubmed 12878215
Vatica cinérea contém constituinte anti-HIV. Pubmed 12608862

 

Anti-Infecciosos
Lactobacillus probiótico atrasou a colonização do trato respiratório e infecção por Pseudomonas aeruginosa. Pubmed 18489775
A combinação de Lignina de cone de pinho e Ácido Ascórbico tem uma atividade antiviral potente, promovendo cicatrização mais rápida, redução de sintomas e redução da frequência de episódios de recorrência em HSV-1. Pubmed 20023248
Fibra de casca de coco (cocos nucifera) tem atividade antimicrobiana e antiviral.Pubmed 12558183
Verificou-se que o Óleo de Eucalyptus citriodora tem atividade antituberculosa no ar. Pubmed 24641242
Lactobacillus rhamnosus ativa resposta imune tanto humorais quanto celulares, conferindo maior resistência à infecção pelo vírus influenza. Pubmed 25304268
A Punicalagina ou Punicalagin tem um efeito benéfico contra a infecção por S. typhimurium em ratinhos. Pubmed 26084785
O potencial de Phoenix dactylifera na infecção induzida por Eimeria papillata em camundongos. Pubmed 22411635
Curcumina - Este estudo fornece insights sobre os mecanismos antivirais moleculares da curcumina e seu potencial uso como agente antiviral para vírus envolvidos. Pubmed 23658730
Um extrato de raízes de Pelargonium sidoides pode promover a defesa adaptativa do hospedeiro contra diferentes patógenos virais, bacterianos ou fúngicos no epitélio respiratório. Pubmed 26406906
As terapias antivirais baseadas em antioxidantes (tipo Curcumina) são agentes terapêuticos promissores contra a encefalite japonesa. Pubmed 24780919
O extrato de chá preto Teaflavinas tem potencial para ser desenvolvido como um agente antiviral seguro e terapêutico para prevenir a propagação do HSV-1. Pubmed 23777309  
O extrato do feijão Azuki verde, preto e vermelho têm atividade antibacteriana. Pubmed 16444673
Extrato de água de Cogumelo Chaga (Inonotus obliquus) exibiram um efeito em relação ao vírus da hepatite C. Pubmed 22462058
Phloretin é uma terapêutica anti-infecciosa promissora para infecções causadas por L. monocytogenes. Pubmed 28154809
Phyllanthus niruri (quebra pedra) inibiu a replicação e expressão do vírus da hepatite B em linhas celulares transfectadas com HBV in vitro.  Pubmed 25869593
O aminoácido Leucina, Isoleucina e Metionina podem ter atividade anticlamídia. Pubmed 18222624
Fitocomposto do Mangostão podem proporcionar melhorias promissoras na abordagem terapêutica para doenças infecciosas e tratamento com melanoma. Pubmed 25229510
Atividade antibacteriana, antiviral e antifúngica de polissacáridos sulfatados. Pubmed  26415381
Vários polifenóis de plantas têm atividade anticlamidia. Pubmed  16414027   
A Vitamina D pode atuar como um agente antibiótico panacético e assim pode ser útil como uma terapia adjuvante em diversas infecções.
 Pubmed 24593793

 

Antibacterianos
A combinação de Tropaeolum majus (Capuchinha) e de armoracia rusticana (chamada de raiz-forte ou crem) é tão eficaz no tratamento de sinusite aguda, bronquite aguda e infecções agudas do trato urinário como comparável ao tratamento com antibiótico padrão. Pubmed PMID: 16618018   
Utilizou-se uma mistura de óleos essenciais por inalação com um grupo de crianças de 3 a 4 anos para prevenir doenças respiratórias agudas e aliviar os sintomas da rinite. A eficácia e segurança da aplicação de óleos essenciais para a prevenção de doenças respiratórias agudas e alívio de manifestações clínicas de rinite foram avaliadas. Foi demonstrado que a inalação de uma mistura de óleos essenciais resultou em uma diminuição de 42,5% da prevalência das patologias acima. A gravidade e a duração dos sintomas da rinite diminuíram em mais de 80%. Simultaneamente, a exigência de descongestionantes intranasais e antibióticos locais foi reduzida. A mistura de óleos essenciais essencial foi considerada eficaz sem quaisquer efeitos secundários observados. PMID: 22334926
Um probiótico contendo Lactobacilos Acidophilus, Lactobacillus casei reduz o risco de diarreia associada a antibióticos em pacientes adultos.  PMID: 20145608
Um remédio baseado em Camomila, Echinacea, Salvia é superior ao tratamento convencional em crianças com otite média aguda. PMID: 15180172
Adicionando Berberis vulgaris extrato de frutas em metronidazol melhorar a eficácia da vaginose bacteriana. PMID: 27757195
A adição de probióticos à terapia tripla padrão para a erradicação de H. pylori contribui significativamente para a eficácia do tratamento e diminui claramente os efeitos adversos da terapia. PMID: 25929897
A adição de Vitamina C a uma terapia tripla de uma semana pode reduzir a dose de claritromicina, mas preservar a alta eficácia de erradicação para a infecção pelo H. pylori sensível à claritromicina. PMID: 17419283
Aloé vera pode provar um enxaguatório bucal eficaz devido à sua capacidade de reduzir a placa dental. PMID: 24795515
Uma dose aguda de bebidas de cranberry melhorou biomarcadores de status antioxidante e inibição da adesão bacteriana na urina. PMID: 24916555
Ácido Azelaico 15% gel é bem tolerado e eficaz no tratamento da rosácea papulo pustular moderada a grave. PMID: 19588640
Suco de Arônia (Chokeberry) preto reduziu a incidência de infecções do trato urinário em 55% e uma redução no uso de antibióticos em pacientes.
PMID: 25026919
Nigella sativa (cominho preto) possui propriedades clínicas úteis anti-H. Pylori em comparação com a terapia tripla. PMID: 20616418
Os brotos de brócolis em pó tiveram um efeito considerável na erradicação de H.pylori e na inflamação relacionada e poderiam reduzir os efeitos desfavoráveis da terapia tripla padrão. Pubmed PMID: 24940565
A Bromelina é eficaz no tratamento do edema pós-operatório após a cirurgia do terceiro molar. Pubmed PMID: 21061836
A otite média supurativa crônica é frequentemente associada à infecção por MRSA, Pseudômonas e Staphyloccoi. PMID: 19424918
Gargarejo de óleo de coco é tão eficaz quanto o uso de bochechos de clorhexidina para a redução de S. mutans. PMID: 27891311
O consumo de Cranberry induz um efeito antimicrobiano na urina contra a bactéria Klebsiella. Atividade antimicrobiana da urina após a ingestão de cranberry: um estudo piloto. PMID: 18955308
O extrato de Cranberry possui atividade inibitória sobre a adesividade bacteriana de E. Coli patogênica. PMID: 20646356
Cranberry tem atividade antiadesão bacteriana significativa contra Escherichia coli uropatogênica. PMID: 20398248
Suco de Cranberry pode reduzir o número de episódios repetidos de infecções do trato urinário em meninos não circuncidados. PMID: 27866177
O enxágue diário com chá verde pode ser benéfico para controlar complicações pós-operatórias de cirurgia molar incluindo dor. PMID:  23866761
Mel e Nigella sativa erradicou H. pylori em cerca de 57% dos pacientes infectados. PMID: 28191328
Lactobacillus rhamnosus reduz a incidência de diarreia associada os antibióticos em crianças tratadas com antibióticos orais para infecções comuns da infância.PMID: 10547243
O extrato de raiz de Alcaçuz inibe a adesão de Helicobacter pylori à mucosa gástrica humana. PMID: 19607905
Vulvovaginite estreptocócica de grupo B sintomática de longa duração: oito casos resolvidos com alho recém-cortado. PMID: 19552998
Alho poderia ser uma alternativa adequada para o metronidazol no tratamento de Vaginose bacteriana naqueles interessados em medicamentos à base de plantas ou aqueles afetados por efeitos colaterais de metronidazol.PMID: 25237588
O enxaguamento bucal do chá verde resultou numa redução significativa do número de colónias de Streptococcus mutans salivares e Lactobacillus que é comparável com a lavagem com boca de fluoreto de sódio. PMID: 23372597
O enxaguatório bucal com Chá verde foi eficaz na redução de escores de placa e gengivite. PMID: 25610918
A terapia para a otite média aguda usando um remédio baseado em Camomila, Echinacea e Salvia tem um efeito poupador de antibióticos.PMID: 15614570
Os brotos de brócolis orais têm um valor terapêutico significativo no tratamento da infecção por Helicobacter pylori. PMID: 15387326
Pelargonium sidoides tem atividade terapêutica em estreptococos infecção associados tonsilofaringite. PMID: 14526713
A Phloretina inibe o crescimento de P. acnes, P. granulosum e S. epidermidis.PMID: 26212527
A suplementação com Lactobacillus probióticos é eficaz no aumento das taxas de erradicação e na redução dos efeitos secundários de anti-H. Pylori para os primeiros pacientes tratados. PMID: 19751434
O Chá Preto inibiu a atividade da amilase salivar. PMID: 27135007
A inalação de Catequina de chá parece suprimir a infecção por MRSA em idosos.PMID: 16461248
O efeito inibitório da Curcumina suporta a sua utilidade como agente profiláctico e terapêutico para doenças ósseas inflamatórias tais como periodontite.
PMID: 26538916
Bochecho de Sálvia reduziu efetivamente o número de Streptococcus mutans na placa dentária.
Efeito antibacteriano do extrato de sálvia (Salvia officinalis) enxaguante bucal contra Streptococcus mutans na placa dental: um ensaio clínico randomizado.
PMID: 26668706
O chá verde enxague bucal pode ser considerado uma boa alternativa para a clorexidina em situações de contraindicação. PMID: 26272266
O teor de teanina do chá pode ser responsável pelo aumento significativo da função imunológica dos usuários, em relação ao consumo de café.
PMID: 12719524
O óleo de Lavanda tópico é eficaz para os tratamentos de ulcerações aftosas recorrentes. PMID: 22558691
Manjericão tem resistido ao teste e é tão eficaz quanto Chlorhexidine e Listerine na redução dos níveis salivares de S. mutans. PMID: 21763461
O uso duas vezes por dia de um pirulito de Alcaçuz reduziu significativamente o número e porcentagem de Streptococcus mutans em crianças de alto risco.
PMID: 21108917
A suplementação de Zinco reduziu significativamente a duração da diarreia e da produção de fezes em crianças com cólera. PMID: 18184631
Gel de Aloé vera na concentração ideal poderia ser usado como um antisséptico para prevenção de cáries dentárias e doenças periodontais. PMID: 22466882
Um extrato de acetato de etilo de Cúrcuma longa pode ter atividade antibacteriana e o potencial para restaurar a eficácia de a efetividade de beta-lactâmicos contra MRSA. PMID: 16161063
Apigenina pode interagir diretamente com a pneumolisina para diminuir a patogenicidade de S. pneumoniae. PMID: 27693741
 Curcumina pode prevenir uma infecção bacteriana ou viral precoce no lúmen do intestino ou reduzir o grau da infecção inibindo a resposta inflamatória.
PMID: 25861416
Extrato de Cavalinha provocaram efeitos indutores nos osteoblastos humanos enquanto inibem a atividade de S. aureus. PMID: 22672309
Luteolina diminuiu a ligação e invasão de escherichia coli uropatogênica em células epiteliais da bexiga, atenuou a cito toxicidade induzida por UPEC e a formação de biofilmes. PMID: 25051393
 Óleo de Nigella sativa pode ser usado contra S. aureus resistente a múltiplos fármacos no tratamento de feridas diabéticas. PMID: 26639493
Phloretin pode ter uma aplicação potencial no desenvolvimento de tratamento para infecções MRSA. PMID: 26026280
Pomada preparada a partir de extrato etanólico de Verbena é uma medicação adequada para prevenir a infecção da pele por Staphylococcus aureus em fase precoce. PMID: 19090293
Um extrato de polpa de banana mostrou efeitos antiulcerosos significativos e atividade antioxidante, e reverteu o aumento do índice de úlcera. PMID: 12019769
Atividades antiulcerogênicas e antibacterianas de extrato Aipo.PMID: 22934666
Betaglucano tem uma ampla gama de propriedades anti-infecciosas.PMID: 19571787
Ácido Caprílico tem atividade antibacteriana. PMID: 16162522
Suplementação com Óleo de Cravo tem um efeito protetor contra as infecções por Lactococcus garvieae na tilápia. PMID: 19734665
Curcumina atenua o dano oxidativo renal induzido por gentamicina em ratos. PMID: 16814915
Curcumina pode aliviar a lesão pulmonar aguda por S. aureus através de vias múltiplas. PMID: 24460792
Curcumina exibe atividade antibacteriana contra a infecção por Helicobacter pylori. PMID: 19204190
Curcumina inibe a fibrose pulmonar induzida por bleomicina em ratos. PMID: 10991907
Alecrim Rosmarinus (folhas secas) são eficazes no tratamento da infecção streptococcosis na tilápia sem o desenvolvimento da resistência. PMID: 20158579
Garcinia mangostana (Extrato de pericarpo) apresentou atividade antibacteriana in vivo promissora contra MRSA. PMID: 27180784
Alho bloqueia o trato urinário associado ao cateter e infecções renais causadas por Pseudômonas aeruginosa. PMID: 19878318
Gengibre tem um efeito gastroprotetor através da sua atividade de bloqueio ácido e antibactéria H. pylori. PMID: 19570992
Extrato de sementes de uva tem efeitos bactericidas sobre MRSA. PMID: 20519844
Os chás verde (EGCG), chá preto e café podem proteger contra a infecção por Bordetella pertussis.  PMID: 1402092
O extrato de chá verde e o ácido hialurônico reduziram significativamente o crescimento bacteriano de sítios de feridas infectadas no crescimento da pele e melhoraram o processo de cicatrização de pele em modelo de rato. PMID: 25063177
Kefir pode reduzir diarreia para aqueles tratados para Clostridium difficile com antibióticos. PMID: 19708314
Oleuropeína é um imunomodulador romance que prolonga a sobrevivência na sepsia experimental por Pseudômonas aeruginosa. PMID: 16980890
Orégano (folhas) administrado como uma solução oral para vitelos com diarreia pode ser tão eficaz no tratamento da colibacilose (infecção por E. coli) como neomicina. PMID: 16533332
A fracção D de cogumelo Maitake Mushroom reduz a dosagem eficaz de vancomicina para o tratamento de ratinhos infectados com Listeria. PMID: 11829152
Romã (extrato)rico em taninos hidrolisáveis que exibem múltiplas capacidades antiacne. PMID: 28085116
Probióticos podem ter um papel preventivo e terapêutico na diarreia associada a antibióticos subsequente ao tratamento por Clostridium difficile. PMID: 19244146
Própolis demonstra sinergismo com antimicrobianos. PMID: 16184236
Picnogenol (casca de pinheiro) pode ser útil como um agente terapêutico e preventivo para as doenças dos ossos tais como a periodontite. PMID: 25336411
Quercetina, como a encontrada em maçãs e chá preto e chá verde, inibem propriedades antimicrobianas significativas em patógenos periodontais. PMID: 19957242
Ácido Salicílico, um fitoquímico e metabolito de aspirina, atenua a virulência nas infecções endovasculares associados com o Staphylococcus aureus em endocardite experimental. PMID: 12865410
Atividade anti staphylococcus aureus de soro de leite pode ser devido ao seu teor de selênio. PMID: 16519761
O óleo essencial de endro e Hortelã-pimenta melhora a atividade antimicrobiana de contra enterobactérias. PMID: 17192709
Tomilho e Óleo de Eucalipto têm atividade antibacteriana contra isolados de MRSA. PMID: 19576738
Pétalas de rosa branca (extratos) pode ser bons candidatos para a eliminar H. pylori. PMID: 26802535
Própolis em atividade in vitro contra Streptococcus pyogenes. PMID: 10972723
Os resultados do presente estudo mostram que os 3 óleos essenciais das plantas Pimenta da Jamaica, alho, orégano podem ser utilizados para preparar filmes comestíveis antimicrobianas à base de tomate que são eficazes contra a Listeria, E. Coli e Salmonella. PMID: 19895486
Propriedades anti-infecciosas do Epigalocatequina-3-Galato (EGCG), um componente do chá verde. PMID: 23072320
Antibacteriana e sinergia de Berberina com agentes antibacterianos contra isolados clínicos de Staphylococcus aureus resistentes à Meticilina (MRSA) resistentes a múltiplas drogas. PMID: 22932213
Efeitos antibacterianos de extratos derivados de plantas em Staphylococcus aureus resistente à Meticilina. PMID: 22663188
Ácido 18β-Glycyrrhetinic exibe propriedades anti-MRSA. PMID: 23114775
Gingerol reduz a formação e a virulência do biofilme de Pseudômonas aeruginosa através da inibição de detecção de quórum. PMID: 25728862
Uma combinação de Curcumina e EGCG (galato de epigalocatequina) tem uma atividade antimicrobiana reforçada contra multirresistentes Acinetobacter baumannii. PMID: 24969489
Uma combinação de extrato de casca de Romã, Cobre e Vitamina C têm atividade antimicrobiana contra Pseudômonas aeruginosa resistente a múltiplos fármacos.
PMID: 19839222
Um composto do rizoma da planta de banana tem atividade anti-MRSA. PMID: 21141492
Um extrato de arando rico em Proantocianidinas pode restringir a virulência de P. aeruginosa. PMID: 27503003
Um extrato hidroalcoólico de Aloé vera mostrou a maior zona de inibição contra E. Faecalis. PMID: 26381627
Um extrato de xarope de bordo apresentou atividade antimicrobiana assim como uma forte interação sinérgica com antibióticos selecionados contra estirpes clínicas gram negativas de bactérias. PMID: 25819960
Um extrato metanólico de folhas de Folha de Musa sapientum (bananeira) mostrou atividade antioxidante e antibacteriana in vitro. PMID: 23730561
Uma mistura de mel, cera de abelha e azeite inibe o crescimento de Staphylococcus aureus e Cândida albicans. PMID: 15777988
Um novo composto de sementes de aipo tem efeito bactericida contra Helicobacter pylori. PMID: 19703351
Uma revisão promovendo da saúde e aplicações alimentares de óleo essencial de cominho preto (Nigella sativa).
O óleo essencial de Nigella sativa exibiu diferentes atividades biológicas, incluindo os potenciais antifúngico, antibacteriano e antioxidante. O óleo essencial de Nigella sativa apresentou zonas de inibição completas contra diferentes bactérias Gram-negativas e Gram-positivas, incluindo Penicillium citrinum Bacillus cereus, Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa. PMID: 26396361
Uma revisão das várias propriedades medicinais de acemannan de Aloé vera. PMID: 25233608
Um extrato de água de Tomilho inibiu Brachyspira hyodysenteriae, o agente causador da disenteria suína. PMID: 27929352
Annona muricata (Graviola) é comparada com hipoclorito de sódio pela sua eficácia contra E. Faecalis. PMID: 27659082
Acácia arábica e Moringa oleífera podem ser usadas como potencial material de cura para ferimentos. PMID: 24266104
Achillea fragrantíssima exibe atividade antimicrobiana contra várias estirpes bacterianas gram positivas e gram negativas, bem como sobre Cândida albicans. PMID: 1943167
A administração de Curcumina pode prevenir a otite média supurativa após a inserção do tubo de timpanostomia. PMID: 26313276
Azuki feijão contém angularina, um novo peptídeo, que tem atividade antifúngica e anti-HIV. PMID: 11931582
Alicina exibe atividade de estreptococos grupo B. PMID: 19001449
Alicina do alho neutraliza a atividade hemolítica das doenças pneumocócicas. PMID: 21184771
Alicina pode ter valor terapêutico para o controle de agentes patogênicos ou patogénicos orais. PMID: 21548800
Alicina pode ser um potencial agente terapêutico para o tratamento de infecções por estreptococos do grupo A. PMID: 26911644
Aloé vera barbadense pode desempenhar um papel significativo na odontologia no tratamento de líquen plano, fibrosis submucosa oral, estomatite aftosa recorrente, osteíte alveolar e periodontite. PMID: 26015726
Aloé Vera possui atividade antibacteriana contra Escherichia coli e Staphylococcus aureus. PMID: 20085127
Aloé vera pode ser usado como um agente antibacteriano alternativo para prevenir e tratar algumas doenças infecciosas orais em maior concentração. 
PMID: 28050502
Alpinia  Galanga contém um composto com atividade contra bactérias resistentes a múltiplos fármacos. PMID: 19501283
Alho (Extrato aquoso) efeito antibacteriano definitivo em Escherichia coli. PMID: 26931244
Pelargonium sidoides (gerânio sul-africano) (extrato da raíz) pode promover a defesa adaptativa do hospedeiro contra diferentes patógenos virais, bacterianos ou fúngicos no epitélio respiratório. PMID: 26406906
Ácido Oleico bactericida inato eficaz contra a infecção cutânea de Staphylococcus aureus resistente à meticilina. PMID: 21532323
Vinagre tem ação antibacteriana contra bactérias patogênicas transmitidas pelos alimentos, incluindo Escherichia coli. PMID: 9713753
Hydrastis canadensis tem atividade antimicrobiana de contra Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). PMID: 22814821
Curcumina - os efeitos antivirais contra diferentes patógenos virais nomeia este composto como um candidato a fármaco antiviral. PMID: 24877064
Hibiscus sabdariffa (extrato aquoso) pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com antibióticos para o tratamento da infecção por Helicobacter Pylori. PMID: 26731378
Óleos essenciais de Absinto têm atividades antimicrobianas e antioxidantes. PMID: 18417176
Artemisinina pode ser útil no tratamento de microbactéria tuberculosa. PMID: 27992879
Aegle marmelos, Romã (Punica granatum), Noz-moscada (Myristica fragrans), apresentam forte atividade anti salmonela typhi in vitro. PMID: 15476301
Baicalein representa um tratamento potencial para a infecção de P. aeruginosa. PMID: 26792984
O extrato de folha da banana possui atividades antibacterianas e antioxidantes.PMID: 23998016
Folha de bananeira pode ter valor terapêutico na prevenção da necrólise epidérmica tóxica. PMID: 16766833
Manjericão, Cravo-da-índia, Alho, Raiz forte (horseradish), Manjerona, Orégano, Alecrim e o Tomilho exibem a atividade antimicrobial de encontro ao Vibrio parahaemolyticus. PMID: 16797760
Bauhinia purpúrea possui atividades  antimalárica, antimicrobacteriana, antifúngica e anti-inflamatória. Pubmed
Folha de Louro exibe propriedades antibacterianas e antioxidantes. PMID: 21387914
Própolis contém compostos que possuem atividade inibitória contra Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) PMID: 20077439
Propólis exibe atividade antibacteriana contra patógenos orais. PMID: 10716618
Berberina pode inibir a formação de biofilme MRSA e poderia aumentar a atividade bactericida dos antibióticos. PMID: 27103062
Suco de bergamota foi eficaz contra estirpes de H. pylori in vitro, tanto sozinho como em combinação com antibióticos. PMID: 26220068
Bagas e seus fenólicos inibem seletivamente o crescimento de bactérias patogênicas humanas. PMID: 15752346
Componentes bioativos isolados de cogumelo Hericium erinaceus têm atividade antihelicobacter pylori. PMID 26364939
Atividade bioquímica do phloretin e antimicrobiana da floretina.  PMID: 24799241
Pimenta preta tem propriedades antibacterianas. PMID: 15636188
Polifenóis de raiz de Framboesa preta exibem atividade antibacteriana contra bactérias resistentes a fármacos. PMID: 23440625
Extrato de chá preto e Teaflavinas exerce atividade antibacteriana contra periodontopatógenos maiores. PMID: 26581041
Groselha negra tem o potencial de impedir a adsorção e o crescimento de vírus e podem atuar como um agente desinfectante. PMID: 22985050
Brotos de Brócoli contêm fitoquímicos como o sulforafano que têm atividade anti-Helicobacter pylori. PMID: 20459098
Bromelina exerce um efeito antibacteriano contra potentes agentes patogénicos periodontais. PMID: 25395802
Bardana mostrou ter atividade antitubercular. PMID: 24955560
Bardana (extrato da folha) inibiu a formação de biofilme de P. aeruginosa, bem como diminuiu significativamente os fatores de virulência. PMID: 27860087
Folha de Bardana é opção segura e acessível para a preservação de carnes. PMID: 27497128
Ácido Cafeoilquínico de Artemísia absinthium exibe atividade inibitória contra uma determinante chave de resistência a multidrogas em bactérias gram-positivas.
O ácido Cafeoilquínico é um dos fenilpropanóides que possuem várias bioatividades, como antioxidante, antibacteriano, anticancerígeno, antihistamínico e outros efeitos biológicos. PMID: 21483731
Carotenoides extraídos de páprica vermelha, laranja Valência e maçã Golden exibir anti H. Pylori e atividade de resistência a multidrogas. PMID: 16177974
Carvacrol, Cinamaldeído, Timol do tomilho e o óleo de orégano inibem Clostridum prefringens na carne de bovino. PMID: 16865884
Atividade antimicrobiana da Uncaria tomentosa contra patógenos humanos orais. PMID: 17426895
Cebolinha tem atividade antimicrobiana contra estirpes de agentes patogénicos transmitidos pelos alimentos, tais como Escherichia coli. PMID: 18997412
Óleo de Coriandrum sativium (Coentro) tem atividade anti-Listerial. PMID: 11883677
Cinamaldeído exibe atividade inibitória contra Legionella pneumophila. PMID: 17659763
Cinamaldeído atua como um agente de stress oxidativo contra E. Coli. Pubmed PMID: 26811002
Óleo de casca de Canela e o Cinamaldeído podem ser um tratamento alternativo para a infecção por P. aeruginosa resistente a múltiplos fármacos. PMID: 27245046
Óleo de casca de Canela devido à forte atividade poderia ser usado como um agente antibacteriano alternativo. PMID: 25369660
Óleo de Canela tem efeitos antimicrobianos contra Staphylococcus epidermidis. PMID: 19749058
Casca de Canela verum tem a maior atividade antimicrobiana, particularmente contra estirpes resistentes aos antibióticos, dos 13 óleos essenciais testados.
PMID: 19552780
Cravo-da-índia, Canela e cominho exibem propriedades anti-MRSA, in vitro. PMID: 22125725
Extrato de Cistus creticus tem um efeito inibidor do crescimento contra Borrelia burgdorferi.  PMID: 20432627
Citrullus colocynthis extratos de frutas poderia ser usado no tratamento da tuberculose. PMID: 23816500
Óleos essenciais de Cravo-da-índia e alecrim demonstram atividade antimicrobiana contra bactérias gram-positivas e gram-negativas e fungos. PMID: 17562569
Cravo-da-índia interfere com a atividade de detecção de quórum em bactérias, reduzindo a sua virulência e patogenicidade resistentes aos fármacos. PMID: 19627477
Cravo-da-índia, Goiaba e Cpim-limão apresentam a maior taxa de sinergismo com drogas antimicrobianas. PMID: 16951808
Agua de coco contém compostos com atividade antibacteriana contra bactérias patogénicas. PMID: 19111587
Compostos isolados da folha de louro têm atividade anti-MRSA. PMID: 18758079
Combinação de Coentro e óleo de sementes de Cominho pode ser usada como potencial de agente antimicrobiano e antioxidante natural seguro e eficaz. PMID: 26132146
Óleos essenciais de Coentro contra poderia ser usado em E. coli, Staph. Aureus e C. albicans infecções vaginais em tratamento ginecológico alternativo. PMID: 26109513
Coriandrum sativum Coentro exibe atividade antibacteriana contra Salmonella choleraesuis. PMID: 15161192
Óleo de Coriandrum sativum (coentro) possui atividade antimicrobiana contra Campylobacter jejuni. PMID: 20057155
Coriandrum sativum (Coentro) e Feno grego tem ampla atividade antibacteriana contra doenças bacterianas de plantas. PMID: 15612768
Cranberry exibe propriedades anti-MRSA e antibiofilme. PMID: 22294419 Pub
Suco de Cranberry contém pelo menos dois inibidores da adesão mediada por lectina de uropatógenos a células eucarióticas. PMID: 2653218
A erradicação de Helicobacter pylori pode resulta numa melhoria dos sintomas da rosácea.  PMID: 10695558
A erradicação do sobre crescimento bacteriano do intestino delgado induziu uma regressão quase completa das lesões cutâneas em pacientes com rosácea e manteve esse resultado por pelo menos 9 meses. PMID: 18456568
A infecção por Helicobacter pylori está causalmente ligada à rosácea ocular. PMID: 17992465
A rosácea pode ser um sintoma extra gástrico da infecção por Helicobacter Pylori. PMID: 12224687
Dose elevada de Vitamina D3 previne a recorrência de pneumonia em crianças tratadas com antibióticos. PMID: 20723187
Entre os pacientes com rinossinusite aguda, um curso de 10 dias de Amoxicilina em comparação com o placebo não reduziu os sintomas no dia 3 do tratamento. PMID: 22337680
A espera vigilante pode ser uma alternativa aceitável ao tratamento medicamentoso imediato para algumas crianças com otite média aguda não grave. PMID: 15930204
Os antibióticos não são mais eficazes do que um placebo para a bronquiolite em crianças. PMID: 21678346
 

 

Aguardem que tem mais