Um bálsamo para acalmar as mentes perturbadas
Extratos de Melissa officinalis pode ajudar a neutralizar os sintomas da doença de Alzheimer.
O trabalho recente no Centro de Pesquisa de Plantas Medicinais (MPRC) na Universidade de Newcastle upon Tyne no Reino Unido mostrou que extratos de Melissa officinalis e Salvia officinalis melhoram a memória em pessoas jovens e saudáveis e aumentam a atividade de um neurotransmissor- chave, a acetilcolina, cujos níveis são baixos nos cérebros dos sofredores de Alzheimer.
Agora, pequenos testes preliminares realizados por uma equipe da Universidade de Ciências Médicas de Irã, em Teerã, produziram resultados promissores. Foram administradas doses elevadas de extrato de Melissa officinalis folha para mais de 40 pacientes com doença de Alzheimer leve a moderada. Em comparação com aqueles que receberam um placebo, no final do estudo de quatro meses, eles mostraram melhorias marcadas na memória, atenção e resolução de problemas, e também sofreram menos agitação, diz Shahin Akhondzadeh, que liderou a equipe. Os efeitos foram comparáveis aos de algumas drogas de Alzheimer licenciadas, diz ele. Os resultados aparecem no Journal of Neurology, Neurocirurgia e Psiquiatria. Um teste anterior sugeriu que o extrato de sálvia também ajudou, mas não foi tão efetivo quanto a Melissa officinalis
"Os resultados reforçam os resultados do nosso grupo de pesquisa", diz George Wake, do MPRC. Ele acredita que os compostos no extrato da Melissa officinalis pode funcionar imitando a ação da acetilcolina no cérebro.
Os testes foram pequenos, mas merecem mais investigação, diz Susanne Sorenson, chefe de pesquisa da Alzheimer's Society no Reino Unido. "Ainda há tão poucos tratamentos que é importante olhar para todas as opções", diz ela.
As plantas tem apenas um nome botânico e tem vários apelidos que cada região ou país dão a elas.
Os apelidos das plantas mudam de região para região, por, exemplo: o que algumas pessoas de outros estados do Brasil chamam de erva cidreira é o capim santo em outros.
Uma mesma planta pode ter vários apelidos, por isso muito cuidado e nunca use uma planta orientando-se unicamente pelo "nome" popular.
Não existem duas Melissas.
O que existe são duas plantas que o povo chamam de Melissa. Botanicamente só existe a Melissa officinalis. Não devemos chamar de Melissa verdadeira, porque não existe a falsa Melissa.
A (erva cidreira) que também chamam de Melissa tem o nome botânico de Lipia Alba.
Sempre que se referir a planta chame - a pelo nome botânico. Assim contribuirá para que as plantas tenham bons conceitos.