Romã
        A romã goza de alta posição e conta com muitas centenas de estudos, mas poucas pessoas sabem o quão ampla e vasta é a gama de benefícios para a saúde que esta "super fruta" realmente possui. Esta fruta é capaz de atingir muitas das causas das doenças e, às vezes, de melhorá-las. As pesquisas abrange toda a gama de potentes propriedades medicinais da romã: da luta contra infecções virais e bacterianas graves, para reduzir o estresse oxidativo, de induzir morte celular programada em uma variedade de células cancerosas e para proteger a pele do foto envelhecimento.
O valor da romã na doença cardiovascular é bastante amplo, como evidenciado pelas seguintes propriedades confirmadas experimentalmente:
Anti-inflamatório: Como muitas doenças crônicas degenerativas, a inflamação desempenha um papel significativo na patogênese da doença cardiovascular. Existem cinco estudos indicando propriedades anti-inflamatórias da romã.
 Redução da Pressão Arterial: O suco de romã tem propriedades naturais inibidoras da enzima conversora da angiotensina, e é um potenciador do óxido nítrico, dois caminhos bem conhecidos para reduzir a pressão arterial. Finalmente, o extrato de romã rico em punicalagina foi eficaz para reduzir os efeitos adversos do estresse perturbado nos segmentos arteriais expostos ao fluxo perturbado.
Anti-infecção: O acúmulo de placas nas artérias envolve frequentemente infecções virais e bacterianas secundárias, incluindo hepatite C e Chlamydia pneumonia.  A romã tem uma ampla gama de propriedades antibacterianas e antivirais.
 Antioxidante: Uma das maneiras pelas quais os lipídios do sangue tornam-se promovem doenças cardíacas (aterogênicas) é através da oxidação. LDL, por exemplo, pode ser tecnicamente "elevado", mas inofensivo, desde que não se oxida facilmente.
A romã pode reduzir o estresse oxidativo no sangue, medido pelos níveis de paraoxonase sérica. Um estudo em ratinhos descobriu que esta diminuição do estresse oxidativo estava associada a uma redução de 44% no tamanho das lesões ateroscleróticas.
O consumo de suco de romã tem potenciais efeitos anti-inflamatórios e cardioprotetores.Pubmed 27476699    Estudo Humano
Essa meta-análise sugere benefícios consistentes do consumo de suco de romã na pressão sanguínea.Pubmed 27888156    Estudo de Meta Análise
O consumo de romã diminui o estresse oxidativo sérico e reduz a atividade da doença em pacientes com artrite reumatoide ativa.
Pubmed 21910371  Estudo Humano
O suco teve efeitos favoráveis em certos marcadores de inflamação subclínica em pacientes diabéticos.Pubmed 27279834  Estudo Humano
Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.