Inflamação na raiz da maioria das doenças

        Inflamação foi associada em várias condição de saúde. Pesquisadores estão investigando os efeitos da inflamação crônica sobre a saúde e as possíveis medidas e aplicações preventivas.

        É "um campo emergente", diz o Dr. David Heber da UCLA. É um novo conceito para a medicina. Por que é um novo conceito? Porque a medicina moderna se concentra no tratamento de sintomas, não abordando a causa raiz de um problema. Artrite é a inflamação das articulações. Doença cardíaca é a inflamação das artérias. Em vez de tomar um medicamento para reduzir a dor nas articulações ou reduzir o colesterol, seria melhor agir centrando em formas de reduzir a inflamação no corpo.

A inflamação vem sendo reconhecida como a "base subjacente de um grande número de doenças".

        Especialistas dizem que a doença de Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, pressão arterial elevada, níveis elevados de colesterol e doença de Parkinson podem estar relacionados com Inflamação crônica no corpo.

 

         O que é inflamação?

       Inflamação nem sempre é ruim; É a defesa natural do corpo contra células danificadas, vírus, bactérias, etc. Ele visa remover esses invasores nocivos e curar-se.  Inflamação às vezes, pode ser confundido com infecção, mas os dois não são a mesma coisa. A infecção pode causar inflamação, porque a infecção é causada por substâncias nocivas, como bactérias ou fungos. Na verdade, a inflamação é a resposta do corpo à infecção. Desta forma, a inflamação é boa. Mas não sempre.

       Existem dois tipos diferentes de inflamação. Um tipo é inflamação aguda; O outro é a crônica. Enquanto inflamação aguda começa rapidamente e geralmente desaparece em poucos dias, a inflamação crônica pode durar meses ou anos como resultado da falha para eliminar a causa e a menor exposição repetida ao agente causador dela.

Não confundir inflamação com infecção.

Inflamação é o processo de reação do organismo a uma agressão que pode ter várias causas como traumas, lesões, doenças reumatológicas.

Quando o processo inflamatório tem como origem bactéria, fungo, vírus ou parasitas passa a ser uma infecção.

 

A inflamação sistêmica crônica é uma causa subjacente de muitas doenças aparentemente não relacionadas à idade.

        À medida que os seres humanos envelhecem, a inflamação sistêmica pode causar efeitos degenerativos devastadores em todo o corpo. Este fato é muitas vezes negligenciado pelo médico, mas persuasivas evidências científicas mostram que a correção de uma doença inflamatória crônica permitirá que muitas das enfermidades do envelhecimento possa ser evitado ou revertido.

          As consequências patológicas da inflamação estão bem documentadas na literatura médica. A inflamação sistêmica tem sido implicada em doenças auto-imunes tais como artrite reumatóide, doença de Crohn, colite ulcerativa e lúpus eritematoso.

          A inflamação crônica também tem sido implicada na osteoartrite, doença cardíaca, Alzheimer, degeneração macular relacionada com a idade, doença pulmonar obstrutiva crônica, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral e câncer

 

  A inflamação acelera a produção de radicais livres.

         Quando a inflamação é limitada, os radicais livres podem ser controlados por defesas antioxidantes; Na verdade, os radicais livres ajudam o corpo a se livrar de patogênos e abrir caminho para a cura. Mas quando a inflamação é crônica ou intensa, os radicais livres podem fazer mais mal do que bem. Eles podem causar danos significativos aos tecidos e desencadear reações prejudiciais.

Não ignore os perigos da inflamação sistêmica.

       Maneiras comprovadas existem para reverter os processos inflamatórios sistêmicos. Seguindo protocolos específicos de alimentos anti-inflamatórios e chás, a inflamação pode ser reduzida.

 

Anti-inflamatório ou antiflogístico

     É uma  substância ou medicamento que combate inflamação. Os anti-inflamatórios são medicações que são capazes de reduzir a inflamação da região afetada. Eles diminuem a migração das células de defesa para o local afetado melhorando os sinais inflamatórios.

 

 

  É perigoso, pode causar danos gastrointestinais, cardíacos, hepáticos e renais

     Os riscos para o uso desordenado de anti-inflamatórios são alarmantes e podem provocar riscos a saúde dos usuários. Estudos comprovam casos de insuficiência renal, problemas hepáticos (hepatite), cardiológicos, alteração da mucosa gástrica, úlcera e hemorragias pulmonares.

    "Mesmo quando usado com orientação médica oferece risco e pode ser fatal," isso porque os médicos não sabem a verdade por trás de algumas das drogas que eles recomendam.  Mas em algumas condições clinicas seu uso se faz necessário.

     As reações adversas à drogas de prescrição são estimados que matam mais de 100.000 cem mil americanos por ano, tornando essas reações a quarta causa de morte maior nos Estados Unidos, atrás de câncer, doenças cardíacas, e acidentes vasculares cerebrais. No Brasil não temos estatisticas, mas com certeza, não deve ser diferentes de lá.

                                                         É absolutamente verdade que a maioria de nós têm sido ajudados de forma quase mágica pelas "maravilhas" da farmacêutica moderna, mas a realidade é que a medicina moderna criou uma falta de responsabilidade ao confiar somente nessa modalidade terapêutica para curar o que nos aflige e vem nos expõndo a tantos riscos e até a morte, ignorando que há outros recursos, que também podem promover a cura.

We now have on our hands a modern epidemic, consisting not only of diseases that are clearly a result of diet and lifestyle, but also of diseases due to the side effects of drugs used in their treatment.

 

       Os anti-inflamatórios sintéticos promovem alívio das dores e redução do quadro de inflamação. Entretanto, no tratamento de doenças inflamatórias crônicas, seu benefício é insignificante, porque não controla a progressão da doença.

 

      O público está ciente dos efeitos colaterais que ocorrem com o uso de anti-inflamatório oral, estão receosos e anseiam por produtos não agressivos. Por conta disso vem crescendo a busca por anti-inflamatórios naturais que atenda esses anseios.

       Os anti-inflamatórios de uso tópico, além de eficazes tanto quanto à um medicamento via oral, tem menos riscos de reações adversas  e despontam  na preferência pelo fato de que a partir, dos 50 anos de idade, aumentam as queixas de dores articulares e musculares, tornam mais frequentes os processos inflamatórios. Em consequencia disso aumentará a frequência do uso de anti-inflamatório. 

 

   Os anti-inflamatórios naturais de uso tópico geralmente são compostos também com substâncias de ação analgésicas, antissépticas, emolientes e vascularizadoras.

 

  Tais medicamentos atuam por favorecer o desaparecimento dos edemas, desidratando os tecidos tumefeitos, por ativação da circulação local 

 

Os alimentos, além de nutrir são grandes aliados na batalha contra doenças inflamatórias.

     Os alimentos e as ervas medicinais anti-inflamatórios podem prevenir e bloquear a inflamação, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio de todas as funções básicas do organismo. 

 

Combater a inflamação na mesa de refeição

Uma dieta saudável vai um longo caminho para manter a inflamação à distância.

          Todos nós nos beneficiamos da inflamação, o processo pelo qual nosso sistema imunológico detecta e desativa moléculas estranhas ou micróbios. No entanto, quando a inflamação persiste em níveis baixos após o invasor ser erradicado, pode tornar-se nossa inimiga. Muitas das principais doenças que nos afligem - incluindo câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, depressão e Alzheimer - têm sido associadas à inflamação crônica.

      Nossa alimentação diária desempenha um papel importante na inflamação crônica porque nossas bactérias digestivas liberam substâncias químicas que podem estimular ou suprimir a inflamação. Os tipos de bactérias que povoam nosso intestino e seus subprodutos químicos variam de acordo com os alimentos que comemos. Alguns alimentos incentivam o crescimento de populações de bactérias que estimulam a inflamação, enquanto outros promovem o crescimento de bactérias que a suprimem.

        É por isso que uma das ferramentas mais poderosas para combater a inflamação não vem da farmácia, mas do armário da cozinha. Muitos estudos experimentais mostraram que componentes de alimentos ou bebidas podem ter efeitos anti-inflamatórios, diz o Dr. Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.

      Escolha os alimentos certos, e você pode ser capaz de reduzir o risco de doença. Consistentemente escolher os errados, e você pode promover a inflamação crônica, que estabelece o cenário para uma série de doenças degenerativas.

 

Alimentos que promovem inflamação

         Não surpreendentemente, os alimentos que contribuem para a inflamação são os mesmos geralmente considerados ruins para a nossa saúde, incluindo refrigerantes e carboidratos refinados, bem como carne vermelha e carnes processadas.

          Alguns dos alimentos que foram associados com um aumento do risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doença cardíaca também estão associados com o excesso de inflamação, diz Hu. A inflamação é um importante mecanismo subjacente para o desenvolvimento destas doenças".

           Esses alimentos não saudáveis ​​também são susceptíveis de contribuir para o ganho de peso, que é em si um fator de risco para a inflamação. No entanto, em vários estudos, mesmo após os pesquisadores levarem a obesidade em conta, a ligação entre alimentos e inflamação permaneceu, o que sugere ganho de peso não é o único promotor. Evidências crescentes sugerem que certos componentes ou ingredientes de alimentos processados, como os emulsionantes adicionados ao sorvete, podem ter efeitos independentes sobre a inflamação.

 

Alimentos para combater à inflamação

           Felizmente, você pode desfrutar de muitos dos alimentos e bebidas que as evidências científicas encontraram neles propriedades para reduzir   inflamação, e com eles, doença crônica. Incluem o seguinte:

Frutas e vegetais . A maioria das frutos  e vegetais contêm altos níveis de antioxidantes naturais e compostos polifenóis-protetores encontrados em plantas.

Nozes e sementes. Estudos também associaram nozes e sementes com marcadores reduzidos de inflamação e um menor risco de doença cardiovascular e diabetes.

Bebidas. Os polifenóis no café e os flavonóis no cacau tem propriedades anti-inflamatórias. O chá verde é rico em ambos os polifenóis e antioxidantes.

Alimentação anti-inflamatória

       As Diretrizes Dietéticas 2015-2020 para os americanos enfatizam enfocando uma dieta saudável em geral, em vez de individualizar alimentos como "bons" e "maus", você precisa equilibrar sua ingestão de alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios. Em geral, uma alimentação saudável tem frutas, legumes, nozes, grãos integrais, peixes e óleos saudáveis.

Se seu prato é dominado por alimentos vegetais não processados ​​e estourando com cor, você está no caminho certo.

         Além de reduzir a inflamação, uma alimentação mais natural, menos processada pode ter efeitos visíveis na sua saúde. Uma alimentação saudável é benéfica não só para reduzir o risco de doenças crônicas, mas também para melhorar o seu humor e sua qualidade de vida global.

 

Alimentos ricos em antioxidantes ajudam a reduzir os danos causados pela inflamação.

Ao reduzir a inflamação, você coloca seu corpo em um estado que é propício para a cura de doenças e outras condições de saúde.

     O professor Greg Cole da UCLA tem estudado como controlar a inflamação e possivelmente prevenir a doença de Alzheimer com substâncias alimentares como curcumina, flavonóides de frutas, ácidos graxos ômega-3 e reservatrol.

 

Anti-inflamatórios naturais

Dieta vegetariana pode ser uma abordagem útil para gerenciar a inflamação a longo prazo. Pubmed  28836492

A suplementação de Ácido Alfalipóico poderia diminuir significativamente o nível de Proteína C- Reativa em pacientes com níveis elevados desse marcador inflamatório. Pubmed  29753588

A suplementação de Ácido Afalipóico teve efeitos benéficos sobre marcadores inflamatórios entre pacientes com síndrome metabólica e distúrbios relacionados. Pubmed  29930690

Coenzima Q10 pode ter efeitos significativos na redução da inflamação. Pubmed:  28179205

Suplementação com Coenzima Q10 pode melhorar parcialmente o processo de estado inflamatório.  Pubmed 28125601

O consumo de Café foi associado a um nível mais baixo de Proteína C Reativa sérica. Pubmed 29405789

Injeções de corticosteroides não têm benefícios intermediários ou de longo prazo no tratamento da tendinopatia. Pubmed  20970844

Eficácia da Vitamina D no tratamento da doença inflamatória intestinal. Pubmed 30431562

Evidências indicam que a Equinácea reduz potencialmente o risco de infecções respiratórias e complicações recorrentes.  Pubmed 25784510

As terapias mente-corpo reduzem os marcadores da inflamação e influenciam as respostas imunes específicas do vírus à vacinação. Pubmed 24988414

Consumo de Pycnogenol pode diminuir o nível de Proteína C- Reativa e ter efeito anti-inflamatório.  Pubmed  29713620

Probióticos diminuíram as citocinas pró-inflamatórias IL-6 na artrite reumatoide.  Pubmed   28914373

Extrato de Sparassis Crispa é útil para a prevenção e tratamento de doenças humanas. Sparassis Crispa é um cogumelo usado como medicamento natural que recentemente se tornou cultivável no Japão. Neste estudo, investigamos não apenas os efeitos preventivos da Sparassis Crispa contra o acidente vascular cerebral (derrame) e a hipertensão em ratos espontaneamente hipertensos com tendência ao acidente vascular cerebral, mas também o mecanismo envolvido pelo uso de estudos do córtex cerebral em uma idade jovem. Pubmed  29772715

Suplementação de Selênio diminuiu a Proteína C- Reativa sérica e aumentou o nível de GSH-PX. Pubmed  28965605

Suplementação de Óleo de Peixe pode reduzir os níveis circulantes de TNF-α, IL-1 e IL-6 em pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Pubmed  22994912

Suplementação de Vitamina C reduz o nível sérico de Proteína C- Reativa. Pubmed  30332942

Evidências científicas que apoiam a eficácia do extrato de Cúrcuma e da Curcumina no tratamento da artrite. Pubmed 27533649

A ingestão dietética de Magnésio está significativamente e inversamente associada aos níveis séricos de Proteína C- Reativa. Pubmed 24518747

Meta-análise de mostra um efeito significativo da Curcumina na redução da concentração circulante de TNF-α.  Pubmed  27025786

Meta-análise mostrou o efeito promissor da administração de Melatonina na redução da Proteína C- Reativa.  e IL-6 entre pacientes com SM e transtornos relacionados.  Pubmed  29907916

Isto sugere que a suplementação de Coenzima Q10 provavelmente atenua a inflamação subclínica.  Pubmed  28847708

Três ensaios clínicos mostram que a Arnica reduz o inchaço pós-operatório em pacientes submetidos a cirurgia no joelho. Pubmed  17105693

Suplementação com Vitamina D foi benéfica em biomarcadores de inflamação e estresse oxidativo entre mulheres com síndrome dos ovários policísticos. Pubmed 29475212

Suplementação com Vitamina D pode diminuir os níveis séricos de hormônio paratireoidiano e mediadores inflamatórios em pacientes com insuficiência cardíaca crônica.  Pubmed  26415519

Vitamina E melhorou significativamente a função hepática e as alterações histológicas em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica e esteatoepatite. Pubmed 26059365

Ingestão de 30 dias de uma bebida energética rica em Mangostão aumentou a capacidade antioxidante no sangue humano e levou a uma diminuição significativa nos níveis de Proteína C- Reativa.  Pubmed  26286710

Uma suplementação de 14 dias com Coenzima Q10 é mais eficaz do que a suplementação aguda para superar as respostas adversas induzidas pelo exercício.  Pubmed 26157720

Extrato de Boswellia serrata reduz seguramente a dor e melhora significativamente o funcionamento físico em pacientes com osteoartrite. Pubmed 18667054

Uma combinação de exercício aeróbico e treinamento de resistência foi eficaz na redução da inflamação.  Pubmed  28253046

Uma combinação de óleo essencial de Curcumina e Erva-doce melhorou significativamente os sintomas e a qualidade de vida em pacientes com síndrome do intestino irritável ao longo de 30 dias.  Pubmed 27308645

Uma combinação de Nicotinamida 750 MG, Zinco 25 MG, Cobre 1,5 MG e Ácido Fólico 500 mcg, comercializado como Nicomide, parece ser uma terapia oral eficaz para o tratamento de acne vulgar e rosácea. Pubmed 16871775

Uma combinação de probióticos e Orotato de Magnésio atenua a depressão. Pubmed 28155119

Uma combinação de polifenóis de Alecrim e Toranja tem efeitos fotoprotetores e antienvelhecimento.  Os polifenóis vegetais são eficazes na prevenção de alterações cutâneas induzidas pela radiação ultravioleta. Uma abordagem dietética baseada nesses compostos pode ser um método seguro e eficaz para fornecer uma medida de fotoproteção adjunta contínua. A ingestão oral a longo prazo dessas fitossubstâncias pode ser considerada uma estratégia complementar de nutrição para evitar os efeitos negativos da exposição solar. Os indivíduos tratados mostraram uma diminuição das alterações cutâneas induzidas por UVB e UVA (diminuição da vermelhidão da pele e lipoperóxidos) e uma melhora da rugosidade e elasticidade da pele. Alguns dos efeitos positivos foram observados com apenas duas semanas de consumo do produto. Pubmed  27374032

Um complexo de Curcumina e Fosfatidilcolina é eficaz na redução dos sintomas da osteartrite. Pubmed 21194249

Extrato de Cúrcuma longa é apropriado para o cuidado de pacientes com problemas articulares e também pode contribuir para a regeneração da cartilagem.  Pubmed  25352926

Uma formulação contendo extratos de incenso e Cúrcuma demonstrou uma melhora maior no tratamento da osteoartrite do que o Celecoxibe. Pubmed 24002213

Extrato de Frankincense atenua os sintomas associados à leve colite ulcerativa em remissão. Pubmed 27383325

Um gel contendo extrato de Cúrcuma longa foi eficiente no tratamento da gengivite, reduzindo seus componentes inflamatórios. Pubmed  25654020

Extrato de semente de Uva reduz a resposta inflamatória e o estresse oxidativo em pacientes com esclerose sistêmica.  Pubmed  12420739

A ingestão frequente de vegetais está inversamente relacionada a um estado inflamatório em crianças.  Pubmed:  26419585

Um extrato hidroalcoólico de Urtiga poderia diminuir os níveis de IL-6 e Proteína C- Reativa em pacientes com diabetes tipo 2.  Pubmed  22303583

Uma intervenção baseada em mindfulness demonstrou eficácia na redução do estresse, sintomas comportamentais e sinalização pró-inflamatória em sobreviventes de câncer da mama.  Pubmed  25537522

Uma dieta moderada de carboidratos com Psílio reduz a insulina plasmática em jejum e o fator de necrose tumoral α em pacientes com diabetes mellitus tipo2. Pubmed  28956658

Enxaguatório bucal contendo extrato de Rosa damascena foi mais eficaz do que o placebo no tratamento da estomatite aftosa recorrente. Pubmed 21519586

Estudo piloto para examinar os efeitos de um suplemento anti-inflamatório sobre derivados de Eicosanoides em pacientes com doença renal crônica. Pubmed 28375641

Um conteúdo de polifenol da dieta foi associado à redução do risco de mortalidade em uma população mediterrânea. Pubmed  29469027

Uma sessão única de 20 minutos de prática de respiração yogue pode reduzir os níveis dos principais biomarcadores pró-inflamatórios na saliva. Pubmed  27538513

Uma única sessão de vibração leve e curta do corpo inteiro pode melhorar o estado inflamatório em pacientes com fibromialgia. Pubmed  29513791

Um extrato padronizado de Phyllanthus Emblica pode fornecer efeitos benéficos em adultos obesos com sobrepeso classe1, diminuindo múltiplos fatores de risco cardiovascular global. Pubmed 25756303

Uma dieta vegetariana bem planejada pode afetar beneficamente o perfil de adipocinas e o estado inflamatório.  Pubmed 30200554

Acupuntura tem valor terapêutico no apoio ao tratamento de bloqueio de nervo para hérnia de disco lombar.  Pubmed 20942278

Benefícios de duas viagens na floresta em pacientes idosos com insuficiência cardíaca crônica. Pubmed 29606196

Adjuvante Coenzima Q10 para um medicamento padrão melhorou os sintomas de depressão após oito semanas de tratamento. Pubmed 30106880

Administração de Glicirrizina resultou numa modesta indução do CYP3A clinicamente relevante de acordo com a análise de bioequivalência. Pubmed  20393696

Formação de exercícios aeróbicos em baixa regulação de genes pró-inflamatórios, mas anti-inflamatórios regulados, sobrevida de neurônios e genes relacionados ao crescimento de axônios. Pubmed 25981742

Aflapin exibiu melhor eficácia em comparação com 5-Loxina para reduzir a dor e melhorar significativamente as funções físicas em indivíduos com osteoartrite. Pubmed 21060724

Extrato de Alho envelhecido e Coenzima Q10 estão associados a efeitos benéficos sobre marcadores inflamatórios e redução da progressão da aterosclerose coronariana. Pubmed: 22923934

Extrato de Alho envelhecido foi altamente tolerável com um perfil de segurança elevado como um tratamento anti-hipertensivo autônomo ou adjuvante. Pubmed 26869811

Aloé vera pode revelar-se um enxaguatório bucal eficaz devido à sua capacidade de reduzir a placa dentária. Pubmed 24795515

Enxaguatório bucal de Aloé vera foi tão benéfico quanto o colutório de Benzidamina no alívio da gravidade da mucosite induzida por radiação. Pubmed 25431805

Ácido Alfalipóico reduz os níveis séricos de marcadores comuns de inflamação em pacientes com ablação.  A ablação por cateter é um procedimento comumente usado para restaurar o ritmo sinusal em pacientes com fibrilação atrial Pubmed 28258730

Ácido Alfalipóico ou em combinação com Ácido Eicosapentaenóico modula o estado inflamatório de mulheres saudáveis com excesso de peso ou obesas. Pubmed  26962183

Ácido Alfalipóico, Ácido Linoleico e Equinacea demonstraram ser um tratamento eficaz no controle dos sintomas e na melhora da evolução da síndrome do túnel do carpo. Pubmed  25953494

Uma mistura de Antocianinas reduziu a resposta inflamatória em indivíduos hipercolesterolêmicos.  Pubmed 22906565

Um concentrado de Mirtilo melhorou a perfusão e a ativação do cérebro em áreas do cérebro associadas à função cognitiva. Pubmed 28249119

Um extrato de Mirtilo rico em Antocianina é uma abordagem terapêutica promissora para o tratamento da doença inflamatória intestinal. Pubmed  27152519

Uma mistura dietética anti-inflamatória modula a inflamação e o estresse oxidativo e metabólico em homens com excesso de peso. Pubmed 20181810

Uma dieta elementar é pelo menos tão eficaz quanto os esteroides na indução de remissão na doença de Crohn. Pubmed 9305483

Aplicação da semente de Harmala de Peganum pode ser útil na redução dos sintomas urinários em pacientes com hiperplasia prostática benigna. Pubmed 28497089

Arnica Montana gel é seguro, bem tolerado e eficaz no tratamento da osteoartrite leve a moderada do joelho. Pubmed 12539881

Suplementação de suco de Melanocarpa de Arônia tem um potencial benefício em relação ao sistema cardiovascular.  Pubmed 29231216

Ácido Ascórbico com Metformina é mais eficaz contra a redução dos riscos de complicações relacionadas ao diabetes em longo prazo. Pubmed 28807030

Suco de Cereja reduz marcadores de inflamação em indivíduos com sobrepeso e obesidade. Pubmed 30255184

Ácido Azelaico 15% gel é uma terapia tópica inicial apropriada para o tratamento da rosácea facial moderada. Pubmed 29091380

Bacillus clausii exerce atividade imunomoduladora em indivíduos alérgicos. Pubmed 15916013

Efeitos benéficos da suplementação de seis meses com Ômega-3 em marcadores inflamatórios selecionados em pacientes com doença renal crônica. Pubmed 29349065

Efeitos benéficos da combinação probiótica com  ômega-3 na doença hepática gordurosa não alcoólica. Pubmed 30221912

Berberina promoveu proteção miocárdica de pacientes no pós-operatório através da regulação da autofagia miocárdica. Pubmed 30021340

Cereja parece reduzir a inflamação em pessoas saudáveis. Pubmed 16549461

A fototerapia com luz azul, utilizando uma fonte de luz LED de banda estreita, parece ser uma terapia adicional segura e eficaz para acne leve a moderada. Pubmed 25594129

Mirtilo melhora a contagem de células natural killer, estresse oxidativo e inflamação antes e após 2,5 h de corrida. Pubmed 22111516

Extrato de folha de Mirtilo reduz glicose em jejum, Proteína C-Reativa e aminotransferase plasmáticas em pacientes com diabetes tipo2. Pubmed17261891

Suplementação de Mirtilo pode aumentar potencialmente o desempenho do exercício e diminuir os níveis de Proteína IL-6 e C-Reativa. Pubmed 30186809

Suplementação de Boro pode reduzir a gravidade e a duração da dor menstrual, exercendo efeitos anti-inflamatórios. Pubmed 25906949

Suplementação dietética de Boswellia serrata e Cúrcuma longa aliviou a dor em curto e médio prazo. Pubmed 25957549

Boswellia serrata pode ser recomendado em pacientes com osteoartrite do joelho, com possível uso terapêutico em outras artrites. Pubmed 12622457

Ácido Boswellico poderiam ser usados para reduzir o edema peritumoral associado a tumores cerebrais primários e secundários. Pubmed  21855244

O treinamento breve de mindfulness reduz a IL-6 salivar e o TNF-α em mulheres jovens com sintomatologia depressiva. Pubmed  27281371

Broto de Brócoli têm um efeito positivo sobre a resposta nasal ao vírus da gripe atenuado vivo em fumantes. Pubmed 24910991

Broto de Brócoli em pó teve um efeito considerável sobre a erradicação de Helicobacter pylori e inflamação relacionada e poderia reduzir os efeitos desfavoráveis da terapia tripla padrão. Pubmed 24940565

Bromelina não tem diferença na redução dos sintomas da osteoartrite leve e moderada do joelho após quatro semanas quando comparada ao diclofenaco.  Pubmed 27470088

Bromelaína é eficaz no tratamento do edema pós-operatório após a cirurgia do terceiro molar.  Pubmed  21061836

Complexo de Bardana pode atenuar a infecção por Helicobacter Pylori, inibindo a adesão e subsequente resposta inflamatória nas células epiteliais gástricas. Pubmed 29520881

Chá da raiz de Bardana melhora o estado inflamatório e o estresse oxidativo em pacientes com osteoartrite do joelho. Pubmed  25350500

Myrciaria (dubia Camucamu) é superior ao Ácido Ascórbico em suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias em fumantes. Pubmed 18922386

Canabidiol pode ser útil nos tratamentos da síndrome de Dravet. Pubmed  27069631

Cannabis pode ser uma redução potencialmente benéfica na inflamação sistêmica e na ativação imunológica no contexto da infecção pelo HIV tratada com antirretrovirais.  Pubmed  29471387

A ingestão de carboidrato pela Banana teve influência positiva na atenuação da perturbação metabólica e inflamação após 75 km de ciclagem. Pubmed  29566095

Carvacrol melhora os parâmetros hematológicos, os biomarcadores antioxidantes e a função pulmonar em pacientes com distúrbios pulmonares induzidos pela mostarda com enxofre. Pubmed 29574804

Garra de gato é um tratamento eficaz para osteoartrite. Pubmed 11603848

Óleo de Cânhamo enriquecido com Canabidiol pode ser benéfico em meninas com efeitos adversos após a vacina contra papilomavírus humano. Pubmed 28457055

Extrato botânico rico em Canabidiol pode ser benéfico para o tratamento sintomático da colite ulcerativa. Pubmed  29538683

Celadrin, uma fórmula proprietária contendo Myristoleate cetílico, melhora a função do joelho em pacientes com osteoartrite. Pubmed  12180734

Extrato de Camomila reduziu o acúmulo de biofilme e o sangramento gengival em pacientes com gengivite. Pubmed 28025442

Suco de cereja aumentou o tempo de sono e a eficiência do sono. Pubmed28901958

Suplementação com Clorela pode diminuir a gravidade da dor e sintomas sistêmicos em mulheres com dismenorreia primária. Pubmed 30205315

O consumo diário de um nutracêutico de uva contendo Resveratrol poderia exercer benefícios cardiovasculares em pacientes com doença arterial coronariana estável. Pubmed 23224687

Coenzima Q10 pode ter um papel como um bom complemento em crianças pequenas com síndrome de Down para melhorar os sintomas neurológicos. Pubmed 27770619

Coenzima Q10 prevê a concentração de Proteína C-Reativa. Pubmed 26910885

O Café pode reduzir o risco de mortalidade afetando favoravelmente a inflamação, a função pulmonar, a sensibilidade à insulina e a depressão. Pubmed 26614599

A terapia combinada regula o processo inflamatório e o estresse oxidativo e contribui para a proteção imunológica em pacientes com DM2. Pubmed  29735963

Tratamento combinado com Ácido Fólico, Vitamina B6 e Vitamina B12 diminui as concentrações de Homocisteína. Pubmed 29776960

Suco de Romã concentrado parece ter efeitos favoráveis sobre certos marcadores de inflamação subclínica em pacientes diabéticos. Pubmed  27279834

Hipotireoidismo congênito e o retardo mental podem estar ligados a deficiências de Iodo e de minerais. Pubmed 17897901

Consumo de néctar de Groselha preta antes e depois de um exercício excêntrico atenua a lesão muscular e a inflamação. Pubmed25153307

Consumo de broto de Brócoli modulou a excreção de biomarcadores ligados à inflamação e reações vasculares. Pubmed 25466142

Consumo de Cucurbita ficifolia e iogurte probiótico podem ajudar no tratamento de pacientes diabéticos. Pubmed 26955460

Consumo de Chokeberry modestamente reduziu a pressão arterial e reduziu a inflamação de baixo grau. Pubmed 27865620

Consumo de vegetais crucíferos reduziu a circulação de IL-6. Pubmed  25165394

Consumo de pó seco de casca de Maçã foi associado à melhora da função articular e à melhoria do status de proteção antioxidante do soro. Pubmed 25271471

Consumo de suco de frutas e vegetais em pó encapsulado suprimiu danos no DNA de linfócitos do sangue periférico. Pubmed  22383296

Consumo de bebida fermentada de Laranja melhora o status antioxidante e reduz os marcadores lipídicos e inflamatórios da peroxidação. Pubmed 29124773

Consumo de Romã diminui o estresse oxidativo sérico e reduz a atividade da doença em pacientes com artrite reumatoide ativa. Pubmed 21910371

A ingestão de Coenzima Q10 por 12 semanas em mulheres com SOP melhorou significativamente a expressão gênica de LDLR, PPAR-γ, IL-1, IL-8 e TNF-α. Pubmed 28949260

Suplemento de Coenzima Q10 na dose de 100 MG pode ser eficaz para melhorar a inflamação sistêmica e as variáveis bioquímicas na DHGNA. Pubmed 26156412

Suplementação de Coenzima Q10 por 12 semanas entre os pacientes com diabetes melitus teve efeitos favoráveis nos níveis de metabolismo da glicose, Monaldeído e AGEs. Os AGEs são proteínas ou lipídios que se tornam glicados após a exposição a açúcares oxidados e contribuem para o desenvolvimento de arteriosclerose. Os AGEs se acumulam na maioria dos órgãos-alvo que podem ser acometidos no diabetes, como rim e retina e, ainda, nas placas ateroscleróticas. O rim é o principal alvo dos danos mediados por AGEs. Pubmed  29111905

Suplementação com Coenzima Q10 aumentou a capacidade antioxidante e reduziu o estresse oxidativo e os níveis de inflamação em pacientes com carcinoma hepatocelular após a cirurgia. Pubmed 27716246

Suplementação com Coenzima Q10 reduziu significativamente o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina e o TNF-α. Pubmed 29298622

Curcumina e a Boswellia serrata são seguras e toleráveis e ajudam a melhorar os níveis de uma citocina inflamatória (IL-6). Pubmed  23828329

A Curcumina atenua a gravidade dos sintomas da síndrome pré-menstrual. Pubmed 26051565

Curcumina pode reverter o desenvolvimento da depressão e melhorar o resultado do tratamento com antidepressivos no transtorno depressivo maior. Pubmed 26066335

Curcumina tem propriedades anti-inflamatórias em pacientes com inflamação no pós-operatório. Pubmed  3546166

Curcumina tem valor como uma terapia adicional em pacientes com asma brônquica. Pubmed: 25302215

Curcumina melhora a proctite ulcerativa e a doença de Crohn em pacientes com doença inflamatória intestinal.  Pubmed 16240238

Curcumina induz a morte celular programada e inibe a produção de prostaglandina E2 pró-inflamatória em fibroblastos sinoviais de pacientes com artrite reumatoide. Pubmed  17671742

A ingestão de Curcumina tem alguns efeitos benéficos na recuperação do dano muscular induzido pelo exercício excêntrico. Pubmed 25921600

Curcumina é eficaz no tratamento da dor inflamatória aguda na remoção pós-cirúrgica de terceiros molares retidos. Pubmed 29908031

Enxaguatório bucal de Curcumina é bem tolerado e efetivo no controle dos sinais e sintomas da mucosite oral induzida por radioterapia. Pubmed 26436049

Suplementação de Curcumina diminui significativamente as concentrações séricas de citocinas pró-inflamatória em indivíduos com SM. Pubmed  27470399

Curcumina demonstrou ser eficaz como terapia adjuvante no tratamento da psoríase vulgar e reduzir significativamente os níveis séricos de IL-22. Pubmed 26090395

Curcuminóide representa um tratamento alternativo eficaz e seguro para a Osteoartrite. Pubmed 24853120

Cisteamina mais Epigalocatequina galato pode ser usada para resgate dependente de autofagia de CFTR de classe II mutada. Substancias que estimulam a "autofagia" podem contribuir para a recuperação e aumento da proteína CFTR mutada. A combinação de dois reguladores de proteostase segura, cisteamina e galato de Epigalocatequina, pode ser usada para melhorar a expressão deficiente do regulador da condutância transmembrana da fibrose cística. Pubmed 27035618

O consumo diário de BC30 por adultos entre 65 e 80 anos pode aumentar os grupos benéficos de bactérias no intestino humano. Pubmed 25948780

Suplementação diária da Coenzima Q10 pode ser eficaz na diminuição de alguns fatores pró-inflamatórios em pacientes hipertensos. Pubmed 26780394

Suplementação diária de Ginseng vermelho Coreano por oito semanas melhorou significativamente o escore de TBUT e os sintomas subjetivos de olho seco, em comparação ao placebo. Pubmed  25535471

Chocolate escuro atenua a reatividade pró-inflamatória intracelular ao estresse psicossocial agudo em homens. Pubmed 27091601

Chocolate amargo tem efeitos benéficos sobre a adiponectina sérica, parâmetros bioquímicos e inflamatórios em pacientes diabéticos. Pubmed 30450169

Dados apoiam papéis pró e anti-inflamatórios no metabolismo de AGE. Pubmed 9849649

Suplementação da dieta com Ácido Docosahexaenóico atenuou a produção de citocinas após o exercício. Pubmed 27139422

Suplementação de Ácido Docosahexaenóico reduz a dor muscular e rigidez induzida pelo exercício. Pubmed 26957941

Intervenção com o Resveratrol da Uva pode complementar a terapia padrão-ouro na prevenção primária de doença cardiovascular. Pubmed  22520621

O consumo de Nitrato na dieta pode ser um complemento útil no controle da gengivite crônica. Pubmed 26969836

Morango pode ter efeitos analgésicos e anti-inflamatórios significativos em adultos obesos com osteoartrite estabelecida no joelho. Pubmed  28846633

Suplementação dietética com Selênio e Coenzima Q10 combinados reduziu a resposta inflamatória em humanos idosos. Pubmed 26375288

Efeito da suplementação de Licopeno sobre parâmetros cardiovasculares e marcadores de inflamação e oxidação em pacientes com doença vascular coronariana. Pubmed 30258622

Efeito do Arroz vermelho fermentado combinado com antioxidantes no padrão lipídico, nível de PCR-us e função endotelial em indivíduos moderadamente Hipercolesterolêmicos. Pubmed  26966368

Eletroacupuntura em Lieque, Chize e Zusanli pode diminuir a lesão pulmonar induzida por pancreatite aguda grave. Pubmed 28751922

Eletroacupuntura pode diminuir significativamente a permeabilidade da mucosa intestinal nos pacientes com pancreatite aguda. Pubmed 17663105

Eletroacupuntura pode reduzir a gravidade da pancreatite aguda, induzindo efeitos anti-inflamatórios e reduzindo o tempo de realimentação. Pubmed25520280

Extrato de Ginseng vermelho tratado enzimaticamente melhorou a aspereza das rugas dos olhos, a elasticidade da pele e o teor de umidade da pele. Pubmed 27616902

Ácido Eicosapentaenoico (EPA) incorporada em placas ateroscleróticas avançadas está associada à diminuição da inflamação da placa e ao aumento da estabilidade. Pubmed  20542512

Ácido Eicosapentaenoico (EPA) e Ácido Docosahexaenoico (DHA) produzem uma melhora subjetiva em pacientes com artrite reumatoide e permitem que alguns pacientes reduzam ou interrompam o tratamento com AINEs. Pubmed  2833184

Tratamento periodontal etiológico com e sem laserterapia de baixa intensidade no nível de IL-1β.  Pubmed 29577710

Avaliação da bidistribuição de Sulforafano após administração de extrato de broto de Brócoli em pacientes com melanoma.  Pubmed 29691233

Óleo de Prímula pode ser eficaz no tratamento da dermatite atópica. Pubmed  24003269

O exercício diminui a Proteína C- Reativa com o aumento do tempo de exercício. Pubmed  26603740

O exercício reduz a depressão e a inflamação, mas a intensidade é importante.  Pubmed  29408464

O consumo de azeite extravirgem pode reduzir a Proteína C- Reativa de alta sensibilidade em pacientes em tratamento antirretroviral. Pubmed26280823

Azeite extravirgem pode melhorar o controle metabólico e o perfil de adipocinas inflamatórias circulantes em pacientes com diabete tipo 2 com excesso de peso. Pubmed  27344308

Radioterapia no infravermelho distante fornece uma modalidade de tratamento eficaz para pacientes com linfedema crônico. Pubmed 28434105

Ácido Ferúlico tem o potencial de reduzir os fatores de risco para doenças cardiovasculares. Pubmed 29865227

Fisetin poderia melhorar o estado inflamatório em pacientes com câncer colorretal. Pubmed 29541713

Suplementação de Óleo de Peixe por seis semanas em mulheres com diabetes gestacional melhorou significativamente a expressão gênica de PPAR-γ, IL-1 e TNF-α. Pubmed  29385062

Óleo de Linhaça pode ser eficaz no manejo da síndrome do túnel do carpo leve e moderado, especialmente na melhora da gravidade dos sintomas e do estado funcional. Pubmed  24887185

Suplementação de Ômega-3 com óleo de Linhaça por 12 semanas em mulheres com síndrome do ovário policístico teve efeitos benéficos. Pubmed 29117618

Suplemento de Ácido Fólico em indivíduos com comprometimento cognitivo leve pode melhorar o desempenho cognitivo e reduzir os níveis inflamatórios periféricos. Pubmed  27876835

Suplementação com Ácido Fólico atenua a doença de Alzheimer reduzindo a inflamação. Pubmed  27340344

Banho na floresta tem um efeito positivo sobre a saúde em pacientes idosos com doença pulmonar obstrutiva crônica, reduzindo a inflamação e o nível de estresse. Pubmed  27109132

Consumo frequente de nozes foi associado a um perfil saudável de biomarcadores inflamatórios. Pubmed 27465378

Consumo de frutas e vegetais melhora os marcadores de inflamação e estresse oxidativo em adolescentes. Pubmed  19248856

O concentrado de suco de frutas e vegetais pode ser benéfico para melhorar o perfil metabólico em indivíduos obesos. Pubmed  28208713

Ácido Gálico melhora os parâmetros bioquímicos associados à saúde e previne o dano oxidativo do DNA em pacientes com diabetes tipo2. Pubmed  29193677

Garcinia kola parece ter efeitos analgésicos e anti-inflamatórios clinicamente significativos em pacientes com osteoartrite do joelho. Pubmed 18667082

O extrato de Alho modifica favoravelmente os marcadores da função endotelial em pacientes obesos. Pubmed  29604599

Suplementação de Alho por 12 semanas pode reduzir a intensidade da dor em mulheres com sobrepeso ou obesas com osteoartrite do joelho. Pubmed  30195882

Genisteína pode reduzir a resistência à insulina, os índices oxidativo e inflamatório, juntamente com a melhora no metabolismo da gordura em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica.  Pubmed  28647291