
Suco de Flor de Capuchinha
Basta acrescentar as flores a um suco de fruta e bater no liquidificador. Para um copo de suco de fruta coloque 6 flores.
A flor de Capuchinha traz muitos benefícios a saúde, dentre eles, ajudar na jovialidade da pele
Tome um copo desse suco todos os dias e veja o que vai acontecer com a sua pele!
A flor da capuchinha, pela riqueza de sua composição, lidera o ranque em fitonutrientes e ativos que beneficiam a pele. Ela é a planta mais concentrada no mineral da beleza, é rica em fitonutrientes, Luteína, vitaminas, minerais e bioflavonoides.
Flor de Capuchinha
Capuchinha, Flor que faz bem aos olhos, a pele e ao cabelo
A capuchinha é uma flor comestível geralmente usada para enfeitar saladas. Além de decorar ambientes e pratos, essa flor pode ser saboreadas, agradando aos olhos e ao paladar.
A planta (Tropaeolum majus), popularmente conhecida por capuchinha, naturalizada em vários países como planta ornamental e alimentícia, mas considerada uma praga porque espalha pelo jardins e canteiros. Muitas pessoas devem ter a dita "praga" no quintal e amaldiçoá-la por espalhar pelo jardim.
É uma planta que encontramos facilmente e que a maioria das pessoas não se dá conta da sua função alimentar e medicinal. De minha parte, faço questão de mostrar que esta planta é um alimento e não é uma invasora ou praga e seu valor nutricional e medicinal já foi reconhecido.
Algo que me surpreende e me fascina é quando me embrenho nas pesquisas sobre o uso medicinal e nutricional das plantas em países da Europa, da África e da Ásia, me deparo com uma diversidade de pratos elaborados com suas partes e o aproveitamento culinário e medicinal que fazem delas. Muito diferentes do que costumamos ver por aqui, onde desperdiçamos plantas com alto valor nutricional e medicinal.
Imagino que nestes lugares não veríamos uma cena como a que presenciei outro dia – na limpeza de um jardim, o filho da dona da casa cortando um pé de sabugueiro cheio de flores e arrancando os pés de capuchinhas que foram desprezados na calçada para o caminhão do lixo levar, como se não fossem alimento e remédio.
Vamos ao valor da Capuchinha.
Famosa por aparecer no filme Como água para chocolate, no qual é citada como ingrediente de uma receita afrodisíaca, a capuchinha tem cores que vão do amarelo ao vermelho e sabor que lembra o do agrião. Além de ter função decorativa, é muito utilizada em saladas.
A capuchinha, muito consumida em muitos países, mas é desvalorizada por nós brasileiros.
Por ser muito rica em vitamina C, a flor da capuchinha pode ser inseridas na alimentação no intento de fortalecer o corpo e aumentar a resistência.
A capuchinha faz muito bem a saúde. Um estudo realizado pela Unicamp mostra que a capuchinha (Tropaeolum majus) é rica em luteína, uma substância associada à prevenção da catarata e degeneração macular.
Ricas em fibras, vitaminas e antocianinas – poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e diversas doenças - as flores comestíveis ainda são uma ótima opção para quem está de dieta, pois são pouco calóricas. “Em média, 100 gramas têm apenas 40 calorias”
Uma combinação de capuchinha e raiz-forte tem um efeito preventivo contra infecções do trato urinário.
Uma combinação de capuchinha e raiz forte foi efetivo no tratamento de sinusite, bronquite aguda e infecções do trato urinário como comparável ao tratamento com antibióticos padrão.
A eficácia e segurança de um medicamento à base de plantas contendo a erva capuchinha e raiz forte em sinusite, bronquite aguda e infecção urinária em comparação com outros tratamentos foi mostrado em um estudo. Os isotiocianatos exercem uma atividade antimicrobiana. Estes compostos são encontrados em uma preparação da capuchinha (Tropaeolum majus) e raiz forte, que é usada para o tratamento de vias respiratórias superiores e infecções do trato urinário.
Os pesquisadores, da prestigiada Carl Gustav Carus Academia Médica da Alemanha, realizaram um ensaio clínico demonstrando que a combinação dessas ervas trata e evita infecções respiratórias graves. A Capuchinha tem sido um remédio popular na Alemanha desde quando os marinheiros espanhóis trouxeram da América do Sul a sementes da planta. As flores coloridas, os pequenos frutos e folhas da planta são utilizadas para fins medicinais.
Uma combinação de capuchinha e raiz-forte tem um efeito preventivo contra infecções do trato urinário.
Suas flores possuem um sabor levemente picante e agrada diversos paladares. Seu gosto lembra o agrião, porém mais forte. E tudo o que você faria com o agrião pode fazer com a capuchinha.
As flores podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas, em saladas, sopas, massas, suflês, sucos e cremes. E as sementes, use-as em vinagrete.
Princípio ativo: Glucosinolatos: glucotropaeolina, que se transforma em isotiocianeto de benzila; Vitamina C; Curcubitacinas B e E; ácidos graxos: ácido erúcico, ácido 11-cis-eiconsenico, ácido oleico, ácido clorogênico; Oxalatos; Flavonoides: isoquercetina, glicosídeos quercetinicos, pelargonidina, kaempferol; Óleos essenciais: benzil-mustardico; Carotenoides: luteína e zeaxantina; Glicosídeos sulfurados; Sais minerais: ferro, cálcio, enxofre, iodo, potássio.
Botão de flor de Capuchinha
Valor medicinal da flor de capuchinha: Valor medicinal da flor de capuchinha: As folhas e as flores contêm um antibiótico natural que não destrói a flora intestinal e que se tem revelado eficaz contra certos micro-organismos. Prescrevem-se as folhas cruas ou em infusão para tratar infecções do sistema gênito-urinário e das vias respiratórias, e também como diurético e depurativo.
Também se destacam as propriedades medicinais da Capuchinha, como: antiespasmódica, antiescorbútica, antisséptica, antibiótico natural e expectorante.
A propriedade antioxidante dessa flor faz dela um excelente agente com múltiplos benefícios para a pele, inclusive um bom anti-inflamatório para peles doentes, peles com dermatites, peles sensíveis e irritadas. Auxiliar no tratamento da psoríase, restaura as células da pele. Ótima fonte de nutrição para a pele. Suas propriedades antissépticas a elege para ser utilizada na limpeza de pele e dos olhos, no tratamento de eczemas, psoríases, outras afecções cutâneas e também para desinfetar e cicatrizar.
Valor nutricional da Flor de Capuchinha: As flores têm gosto semelhante ao agrião, devido à presença de compostos sulfurados, ajudando no processo detox do organismo e na prevenção do câncer.
A flor de capuchinha, pela riqueza de sua composição, lidera o ranque em fitonutrientes e ativos que beneficiam a pele. Ela é rica em fitonutrientes, Luteína, vitaminas, minerais e bioflavonoides.
Devido ao fato de conter uma enzima, a mirosina, que queima as gorduras, a capuchinha é um excelente auxiliar nos regimes de emagrecimento, exercendo ao mesmo tempo uma ação tonificante em virtude da sua riqueza em vitamina C e em oligo-elementos. Considera-se que a capuchinha aumenta a produção dos glóbulos vermelhos.
Coar.
OBS: A cor do suco vai depender da flor que foi usada.
Suco da Flor da Capuchinha
Colhe-se as capuchinhas
Capuchinha na salada de batata
Na cozinha, as flores são deliciosas em saladas mistas; as flores decoram lindamente qualquer prato, e as suas sementes e botões florais conservam-se no vinagre como as alcaparras. Os botões florais e as sementes são usados para fazer picles e têm gosto semelhante à alcaparra.
Coloque a capuchinha no vidro
A capuchinha no vidro
Acrescenta o vinagre
Tampe o frasco e deixe macerar por 8 dias.
Flor de Capuchinhas ao vinagre
Coar.
OBS: A cor do vinagre vai depender da flor que foi usada.
Vinagre da Flor de Capuchinha pronto para uso em saladas
Suco de capuchinha com cenoura e abacaxi
1 cenoura pequena
1 fatia de abacaxi maduro
8 flores de capuchinha
200 ml de água
Geléia de capuchinha
Flores de Capuchinhas acrescentadas ao molho branco
Sopa com capuchinha
Sopa com capuchinha
Sopa com capuchinha
Sopa com capuchinha
Queijo branco com flor de capuchinha
Capuchinhas na salada
Semente da capuchinha
As sementes da capuchinha também é comestivel e tem valor nutricional e medicinal.
No séc. XVIII, os Ingleses conservavam as sementes os botões florais em vinagre, como se faz com as alcaparras, e a receita encontra-se no livro - "The British Housewife" - escrito em 1770 por Martha Bradley.
Da flor da Capuchinha pode-se elaborar um creme altamente nutritivo para a pele
Até uma loção nutritiva a pele pode ser elaborada com a flor da Capuchinha.
Creme de flor de Capuchinha
Forma que a capuchinha é encontrada no supermercado
Capuchinhas subindo o muro
Capuchinhas pulando o muro. Por isso, foi apelidada de Maria trepadeira. Ela lança seus ramos, sem respeitar fronteira. Se engancha nas cercas ou muros, às vezes, a gente encontra uma pulando o muro para ir para o quintal do vizinho.
Espero com essa explanação sobre a capuchinha ter plantado em vocês a semente da valorização dessa e de outras plantas que também são alimentos com potencial terapêutico.
O problema é que a capuchinha nas feiras é cara, mas é de fácil cultivo, podendo ser plantada no quintal.
Plantando a capuchinha por semente.
Plantando a capuchinha por semente.
Cultivo: Planta anual, trepadeira ou rastejante, a capuchinha - como é mais vulgarmente conhecidas no Brasil - não precisam de solos muito ricos para se desenvolverem, apreciam o sol nos climas temperados e a meia-sombra em climas mais quentes. A propagação, por sementes, faz-se na Primavera, aparecendo as flores cerca de oito semanas depois da germinação. Plantar a cerca de 30 cm umas das outras.
Aqui no site e no meu face tenho apresentado e falado do valor medicinal e nutricional de muitas plantas aos meus leitores que, talvez assim, se motivem a plantar em seus quintais, desde que disponham de espaço para a planta trepar ou se alastrar à vontade, como é o caso da capuchinha.
Em casa, se você não tem espaço para um canteiro, a capuchinha pode ser plantada em um vaso. Para começar o cultivo, basta pegar uma muda ou um galho colocá-lo em um vaso com terra úmida. Nos primeiros dias, é interessante deixá-lo em um local com sombra. Depois que a planta "pegar", o único cuidado necessário é garantir a umidade do solo, impedindo que a terra fique seca e boa adubação.
Tipo de vaso: É ideal para floreiras e vasos com pelo menos 20 cm de profundidade. Pode ser utilizada como planta pendente em vasos ou floreiras ou como trepadeira se colocada com um suporte adequado.
Manutenção: Arrancar sempre as flores murchas para fomentar a floração. Quanto às regas, devem ser espaçadas, tendo o cuidado de manter o solo úmido, mas nunca encharcado. O excesso de humidade, por exemplo, além de facilitar a proliferação de fungos, se transforma no ambiente predileto das lesmas e caramujos.
Sementes são encontradas em floriculturas ou em casas especializadas em sementes
Capuchinhas de diversas cores.
Além de ser uma trepadeira linda, com floração exuberante e um bonito formato.